A empresa de metaverso social, Meta anunciou esta semana que o aplicativo WhatsApp, na versão Android, já pode fazer login sem precisar digitar códigos recebidos por SMS. Isso é possível porque a empresa adotou o sistema de chave de acesso (ou "passkeys", em inglês).
De acordo com a Meta, o recurso substitui a autenticação de dois fatores por SMS e usa reconhecimento facial, impressão digital ou código de segurança do seu telefone para que você tenha acesso ao seu WhatsApp.
Até o momento não há uma data de disponibilidade para quem usa iPhone (iOS).
Como criar uma chave de acesso no WhatsApp
Como funciona?
Segundo a empresa, para configurar uma passkey, o celular precisa estar com o sistema operacional Android 9 ou posterior. Além disso, é preciso ter uma conta Google vinculada, ter a configuração da tela de bloqueio ativada e a versão mais recente do Google Play Store instalada. Veja como configurar:
Abra o WhatsApp e toque nos três pontinho no topo do aplicativo;Em seguida, vá em "Configurações", "Chaves de acesso" e, então, "Criar uma chave de acesso"; Toque em "Continuar" e ative a sua chave.
O que é passkey
O passkey é uma chave de acesso que permite fazer logins em sites e aplicativos sem precisar informar o nome de usuário e a senha. Ela usa a impressão digital, biometria facial ou PIN (senha numérica do celular) para liberar sua entrada na conta.
A passkey é uma alternativa mais fácil e segura. Isso porque a pessoa não precisa se preocupar em memorizar e gerenciar várias senhas de inúmeras plataformas disponíveis, além de eliminar a autenticação por SMS, que não é segura.
Link para compartilhar: