Um bezerro da raça aparentemente ‘nelore’ nasceu com duas cabeças na zona rural de Brasilândia, no norte do Tocantins. Um homem que esteve na propriedade rural filmou e fotografou o animal após o parto.
O animal nasceu ontem, 02, e as imagens ganharam as redes sociais. A Adapec informou ao Diário Tocantinense, que não tem registro se houve algum caso anterior parecido no estado do Tocantins.
“O fato é uma condição rara, chamada de policefalia, quando o animal tem crânios fundidos, dois pares de olhos, duas bocas e duas orelhas, ou seja, um problema de má formação fetal durante o desenvolvimento do bezerro ainda na barriga da mãe’, analisou o veterinário da Adapec, João Eduardo Pires ao DT.
De acordo com a Agencia de Defesa Agropecuária (ADAPEC), a anomalia no animal não é problema sanitário passivo de intervenção da agência que só intervêm quando há risco a coletividade dos animais, como é o caso de doenças infecciosas.
Ao Diário Tocantinense, o médico veterinário, João Pires, informou que devido a policefalia o animal não conseguirá sobreviver por muito tempo e recomendou a eutanásia, sempre respeitando o procedimento adotado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
O DT procurou mais sem sucesso o proprietário da propriedade rural. O espaço continua aberto. O MAPA também foi procurado, mas até o fechamento da matéria não respondeu o nosso pedido. O espaço continua franqueado.
Relacionado
Link para compartilhar: