Embora pouco conhecidas, existem muitas histórias sobre a Amazônia, narradas e protagonizadas por quem vive na região e luta pela sua proteção. Para que essas narrativas sejam mais conhecidas e reconhecidas como caminhos concretos para proteção dos territórios, um grupo de organizações locais se reuniu para criar uma Casa de Mensagens – um aplicativo e um kit físico por meio do qual a região e a luta por ela são narradas pela perspectiva local. Esse material está sendo distribuído nas universidades e faculdades dos estados da Amazônia Legal, além de coletivos e organizações da sociedade civil. Também será promovido nas redes sociais.
As ilustrações do projeto foram desenvolvidas por artistas da Região Amazônica, entre eles, Henrique de Almeida, do Acre; Gil Reis e Thai Rodrigues, do Amapá; Irena Freitas, do Amazonas; Fred Hildebrand, do Mato Grosso; Renata Segtowick, do Pará; Winny Tapajós, do Tocantins; e Jailson Belfort, do Maranhão. Os vídeos para redes sociais têm narração feita pela Maré Cheia, de Belém do Pará.
As mensagens construídas coletivamente pelas organizações amazônidas foram inseridas graficamente em uma casa típica da região para destacar que a conversa é sobre o lugar que essas vozes habitam. O projeto é dividido em “varanda”, onde é possível “conversar” sobre “resgatar a memória dos povos”. Já no “interior” da casa, a narrativa é “sobre construir políticas de coexistência” e, no quintal, a conversa é “sobre reintegrar tecnologias ancestrais”.
Veja o vídeo do projeto ‘Casa de Mensagem” abaixo:
Relacionado
Link para compartilhar: