Uma frente fria histórica vai derrubar as temperaturas em boa parte do Brasil, começando pela região Sul e atingir mais partes do país nos dias seguintes, chegando até o Tocantins. De acordo com os serviços de meteorologia, o frio intenso é comum, mas não com tanta intensidade para esta época do ano.
A meteorologista Elizabete Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a aproximação da frente fria ou a massa de ar de origem polar, “afetam indiretamente o Estado do Tocantins. Por conta do vento mais frio em médio e alto nível, o Estado, mais precisamente a região centro-sul pode ser afetado”.
Segundo a previsão, o município de Gurupi, localizado na região sul do Estado, terá temperaturas com declínio de 2ºC a 5°C, podendo chegar a 15ºC na sexta-feira, 20. Nesta segunda-feira, 16, até a quarta-feira, 8, a temperatura se mantém estável, com mínima de 24°C e máxima de 36°C. A mudança acontece a partir de quinta-feira, 16, onde a temperatura já cai para os 15°C graus.
Em Palmas a mínima também está prevista para a sexta-feira, 20, com 17ºC. nos demais dias da semana a temperatura mínima é de 21°C e a máxima 32°C.
Municípios localizados na região norte do Estado, como Araguaína, não serão afetados pela frente fria. A previsão desta semana segue dentro dos padrões, com mínima de 23°C e máxima de 36°C graus, porém há possibilidade de chuvas isoladas para esta terça-feira, 17 e quarta-feira, 18.
Frente fria
A explicação para as temperaturas despencarem é uma massa de ar frio intensa que avança rapidamente pelo país, cuja principal característica é o esfriamento das águas do Oceano Pacífico, que provoca invernos rigorosos e secas severas.
Relacionado
Link para compartilhar: