Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Comissão de impeachment tem Elenil como presidente e Geo como relator

A Comissão Especial de impeachment que irá analisar e julgar os autos do processo contra o ex-governador Mauro Carlesse (PSL), por crime de responsabilidade, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), tem como presidente o deputado estadual Elenil da Penha (MDB) e como relator o deputado estadual Professor Junior Geo (PROS). 

A votação foi unânime para ambos durante a instalação da Comissão Especial que aconteceu às 17h desta quinta-feira (9) no plenarinho. Os cinco membros tiveram direito a voto, que foi feito secretamente em uma urna.

"Não é com alegria que presido neste momento esta comissão, todos sabemos da responsabilidade sobre os nossos ombros. Que nós consigamos fazer um trabalho com responsabilidade, respeitando os princípios da Administração Pública e a função constitucional do Legislativo", afirmou Elenil da Penha. 

O presidente da Comissão garantiu que todo o trabalho será feito com respeito, serenidade e determinação.

Carlesse não foi encontrado

Segundo o presidente da Comissão, o ex-governador Mauro Carlesse "foi procurado por seis vezes" para ser notificado pela Casa de Leis sobre a abertura do processo, "mas ele não foi encontrado", afirmou Elenil.

Deputados repercutem

Um dos principais deputados aliados da base governista Carlesse, Olinyho Neto (PSDB), fez questionamentos sobre o funcionamento da Comissão. Disse que irá se informar melhor sobre o rito e pedir auxílio à instâncias judiciais para que compartilhem informações sobre o crime em questão. Ele apresentou oito (8) requerimentos neste sentido, que foram recebidos, mas cuja deliberação somente será feita nas próximas reuniões.

Zé Roberto Lula (PT) reiterou que não será um trabalho fácil pela sua própria natureza, mas garantiu estar pronto para assumir a tarefa com responsabilidade e parcimônia.

O relator professor Junior Geo garantiu que não "há questão de relação pessoal" com o ex-governador nos trabalhos da Comissão. "Vamos trabalhar com ética e em cima dos fatos é que vamos produzir o nosso relatório". O parlamentar disse não haver nenhum "mal-estar com o ex-governador, com relação a pessoa dele".

O Rito

O crime é o de responsabilidade e o julgamento obedecerá o disposto na Constituição Federal, Estadual e legislações contíguas.

O cronograma de funcionamento da Comissão será criado pelos membros da mesma, de acordo com o presidente Elenil da Penha. "As próximas reuniões desta comissão ainda serão marcadas", afirmou.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Dia da Costureira será marcado por debates sobre moda, autonomia e futuro do trabalho manual

Evento em Goiânia reúne mulheres para discutir digitalização, autoestima profissional e os desafios da costura no século XXI Goiânia (GO)...

Gabriel Leone desembarca em Nice com mala RIMOWA e confirma presença no Festival de Cannes 2025

Brasileiro chega ao sul da França com modelo clássico da marca alemã e reforça vínculo entre cinema, luxo e...

Mesmo em missão no Japão, senador Eduardo Gomes garante entrega de 86 tratores para agricultura familiar no Tocantins

Equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e beneficiarão municípios e associações rurais em todo o estado Palmas (TO)...

Porto Nacional recebe trator agrícola para impulsionar agricultura familiar

Equipamento foi entregue pela CODEVASF com emenda da senadora Professora Dorinha; investimento é de R$ 119 mil Palmas (TO) –...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

MP denuncia autor de homicídio em pátio de oficinas em Araguaína; vítima morreu após um mês internada

Ministério Público do Tocantins acusa Alailson Sousa Lima por homicídio qualificado contra Kaique Barros de Abreu; crime foi motivado...

Déficit do INSS deve atingir R$ 328 bilhões em 2025, aponta Tesouro Nacional

Rombo previdenciário pode quadruplicar em 75 anos com o envelhecimento da população, mesmo após reforma de 2019 Por Fernanda Cappellesso Brasília...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img