Nesta última segunda-feira, 07, Tite convocou os 26 nomes que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar. A grande surpresa foi a presença do lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México.
Daniel, 39 anos, havia ficado fora da convocação para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes da Copa. “O critério do Daniel Alves premia qualidade técnica individual, aspecto físico e mental”, disse Tite.
Primeiro amistoso
O primeiro jogo da seleção acontece no dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília) contra a Sérvia. Ao que tudo indica, Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Fred; Raphinha, Neymar e Paquetá; Richarlison serão os cotados para o confronto. É a numeração do 1 ao 11 definida pela comissão técnica. Se essa será realmente a formação que dará o pontapé inicial no Mundial, veremos somente daqui alguns dias.
Dos 11 citados acima, apenas quatro são estreantes em Copas: Alex Sandro, Lucas Paquetá, Raphinha e Richarlison. O atacante do Barcelona, por exemplo, tem apenas um ano de Seleção e “surgiu” já na reta final do ciclo, capitaneando a melhora da equipe. Os outros três, por sua vez, solidificaram sua titularidade nos últimos anos.
Quem mais jogou no último ciclo foi Marquinhos, que entrou em campo 44 vezes. Reserva na Copa do Mundo da Rússia, ele agora é parte essencial do time titular. Seu companheiro de zaga, Thiago Silva, vai para o quarto Mundial da carreira aos 38 anos de idade.
Os jogadores chamados se apresentam no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália, onde a Seleção Brasileira vai treinar por cinco dias, no CT da Juventus, antes de viajar para o Qatar (dia 19 deste mês). A comissão técnica chega na cidade italiana entre os dias 12 e 13.
Confira os convocados:
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar – PSG
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal
Outros dois jogadores que também não foram chamados para os jogos contra Gana e Tunísia e estão na lista são os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, ambos do Arsenal.
A Seleção estreia na Copa no dia 24, às 16h, contra a Sérvia, depois enfrenta a Suíça, no dia 28, às 13h. Para encerrar a participação no Grupo G, ela duela com Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h.
Relacionado
Link para compartilhar: