Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Crise de ansiedade entre alunos de Colinas acende alerta para cuidados com saúde mental

Na última sexta-feira, 13, alunos da escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos em Colinas do Tocantins, presenciaram momentos de terror. Segundo o apurado, vários alunos haviam tido crise de ansiedade na escola e outros sentiram um ambiente pesado. Na internet circulavam boatos de que tudo teria começado após uma agressão física entre aluno e professor.

Após o acontecido, a Secretaria de Educação (Seduc) afirmou em nota que não houve agressão física e que as insinuações dos acontecimentos sobrenaturais na unidade de ensino foram em referência a sexta-feira, 13, pois existe uma crença popular que essa data seria amaldiçoada.

A Escola Estadual Lacerdino Oliveira, também se posicionou e emitiu uma nota onde nega boatos de agressão física. 

“A situação relatada não se configura em realidade e o que ocorreu foi um fato isolado, sem agressão física, e que alguns estudantes insinuaram acontecimentos sobrenaturais na unidade de ensino, em referência a sexta-feira, 13, que levaram outros alunos a ficarem amedrontados diante dos relatos dos colegas. A Pasta informa que todos foram imediatamente acolhidos pela equipe escolar e que a orientação educacional desenvolve atendimento e acolhimento socioemocional. As atividades na unidade de ensino prosseguiram normalmente”, diz nota. 

Ansiedade tem se tornado comum entre alunos

Casos em que alunos relatam crises de ansiedade em escolas têm se tornado comum no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior índice de incidência dessa síndrome, com 9,3% da população.

De acordo com o médico Henrique Cavalcante a reação pode acontecer em decorrência de um perigo real, como a presença de um agressor, uma situação de estresse, ou uma preocupação com riscos imaginários, como o medo de um ataque. “Normalmente são causas diversas. As crises podem ser em decorrência a estresse do ambiente, privação de sono ou uma preocupação com riscos imaginários”, diz o médico.

Caso de Recife

Em abril deste ano, 26 alunos da Escola Ageu Magalhães, em Recife, apresentaram quadro com sudorese, saturação baixa e taquicardia, todos foram levados à unidade de atendimento mais próxima e foi constatado ansiedade generalizada entre os estudantes. 

Casos como esses, segundo Cavalcante, podem ter como explicação o aumento de estresse sem precedentes causado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Ligados a isso estavam as restrições à capacidade das pessoas de ter convívio social.  "Tudo isso faz com que tenhamos a vida afetada. Parentes próximos se foram, crise dentro de casa em relação ao desemprego, falta de alimento bem como o isolamento social, tudo pode desencadear um desequilíbrio emocional”. 

O médico ainda explica que um papel fundamental para que determinado fato não volte a acontecer, é desenvolver uma comunicação clara da escola com os alunos, além de desenvolver projetos que ajudem os alunos a lidarem com as angústias da idade.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Homem é morto a tiros em lote baldio no Setor Noroeste, em Araguaína

Vítima de 38 anos foi encontrada sem vida próximo a uma adega; Polícia Civil investiga autoria e motivação Araguaína (TO)...

Dia da Costureira será marcado por debates sobre moda, autonomia e futuro do trabalho manual

Evento em Goiânia reúne mulheres para discutir digitalização, autoestima profissional e os desafios da costura no século XXI Goiânia (GO)...

Gabriel Leone desembarca em Nice com mala RIMOWA e confirma presença no Festival de Cannes 2025

Brasileiro chega ao sul da França com modelo clássico da marca alemã e reforça vínculo entre cinema, luxo e...

Mesmo em missão no Japão, senador Eduardo Gomes garante entrega de 86 tratores para agricultura familiar no Tocantins

Equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e beneficiarão municípios e associações rurais em todo o estado Palmas (TO)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Porto Nacional recebe trator agrícola para impulsionar agricultura familiar

Equipamento foi entregue pela CODEVASF com emenda da senadora Professora Dorinha; investimento é de R$ 119 mil Palmas (TO) –...

MP denuncia autor de homicídio em pátio de oficinas em Araguaína; vítima morreu após um mês internada

Ministério Público do Tocantins acusa Alailson Sousa Lima por homicídio qualificado contra Kaique Barros de Abreu; crime foi motivado...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img