Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 29, abril, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 29, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Deputados federais eleitos pelo Tocantins são empossados na Câmara, em Brasília; confira

Na sessão de posse da 57ª Legislatura da Câmara Federal, realizada nesta quarta-feira, 01, em Brasília, oito deputados eleitos pelo Tocantins foram chamados individualmente para prestar o juramento.

Pelo Tocantins tomaram posse pelo Partido Liberal os deputados Eli Borges e Filipe Martins; do Republicanos, os deputados Ricardo Ayres, Toinho Andrade e Alexandre Guimarães; do União Brasil, Carlos Gaguim; do PP, Lázaro Botelho e Vicentinho Júnior.

Em chamada nominal por estado, cada um dos parlamentares respondeu “assim o prometo” após a leitura do juramento de posse: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Terminada a sessão de posse, os deputados se preparam para um segundo compromisso nesta quarta-feira. É a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara, que está prevista para as 16h30.

Perfil dos representantes

Antonio Andrade

Antonio Poincaré Andrade Filho, mais conhecido como Toinho Andrade, nasceu no dia 22 de outubro de 1958, em Porto Nacional (TO). É casado com Virginia Pereira da Silva Andrade, pai de Daniela de Cássia, Tony Márcio, Patrícia e Marcus Vinícius. Filho de Antonio Poincaré Andrade e Dinorah José Costa, políticos tradicionais de Porto e região, e de quem herdou o gosto pela política.

Foi vereador em da cidade natal por três mandatos e presidente da câmara local. Em 2002, foi candidato a deputado estadual, tornando-se primeiro-suplente. De 1º de novembro de 2004 a novembro de 2005, assumiu a vaga no parlamento estadual. Nas eleições de 2006, novamente ficou na primeira suplência. Em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional do Estado. Em 2009, assumiu o mandato definitivo como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde foi vice-líder do DEM e, na eleição de 2010, assumiu a vaga de deputado, sendo reeleito em 2014.

Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual com 18.947 votos. Durante o mandato, foi presidente da assembleia tocantinense no biênio 2019-2020 e 2021-2022.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022 para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Foi eleito com 63.813 votos e o candidato mais votado do estado.

Lázaro Botelho

Lázaro Botelho, candidato ao cargo de deputado-federal pelo PP na coligação PP . Natural de Loreto – MA, Lázaro Botelho Martins nasceu em 11/02/1947 e tem 75 anos de idade.

Eli Borges

Eli Dias Borges (Ipameri, GO, 19 de setembro de 1961), mais conhecido como Eli Borges é um contador e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL).

Filipe Martins

Filipe Martins é pioneiro no Estado do Tocantins, chegou em janeiro de 1989. Ele é natural de Goiânia (GO). Formado em Gestão Pública, foi eleito vereador em Palmas para o pleito 2016-2020.

Foi vice- presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle e membro da Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura. 

Filipe Martins é filiado ao PSC (Partido Social Cristão), partido orientado pela filosofia de que o ser humano vem em primeiro lugar; também defende a vida, a família e os princípios cristãos. 

É membro da Comissão da Família, na Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Madureira no Estado do Tocantins (CONEMAD/TO). 

Tem um intenso trabalho social prestado à Capital e todo Estado.  Sempre atuou intensamente pelas famílias e seu trabalho é defendê-las no Legislativo.  

Ricardo Ayres

Ricardo Ayres de Carvalho, nasceu no dia 17 de janeiro de 1979, em Goiânia (GO). Foi criado em Porto Nacional (TO) e é pioneiro da capital tocantinense, Palmas. Advogado com pós-graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Tocantins, iniciou na vida pública como líder estudantil nos níveis secundarista e universitário.

Foi Secretário Estadual da Juventude onde criou programas nas áreas da Educação, Cultura, Assistência ao Estudante e Qualificação Profissional, além de construir as Casas do Estudante.

Presidiu o Fórum Nacional de Gestores de Juventude tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais. Como Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária de Palmas regularizou mais de 9 mil moradias e conduziu a revisão do Plano Diretor da Capital. Disputou sua primeira eleição para deputado estadual em 2010, legislatura em que assumiu a suplência.

Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual com 17.024 votos.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022 para a disputa eleitoral. Foi eleito para o primeiro mandato de deputado federal com 45.880 votos, o quinto mais bem votado no estado.

Alexandre Guimarães

José Alexandre Domingues Guimarães (Araguaína, 19 de fevereiro de 1986) é um produtor rural e político brasileiro filiado ao REPUBLICANOS, em 2016 e 2014 o político tentou candidatura pelo estado do Pará, mas não conseguiu. 

Carlos Gaguim

Nascido em Ceres (GO), Gaguim é administrador de empresas e pós-graduado pela Escola Superior de Guerra e pela UFT. Em 1986, candidatou-se a uma vaga no Parlamento Estadual de Goiás, ficando na suplência. Em 1988, veio para o Tocantins, período em que residiu no município de Miracema. Em seguida, mudou-se para Palmas, sendo um dos primeiros moradores da cidade, onde fundou e foi o primeiro presidente municipal do PTB. Elegeu-se vereador em 1992 e foi reeleito em 1996. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual, conquistando a maior votação de sua sigla. Em 2002, foi reeleito e assumiu a segunda vice-presidência do Legislativo. Sua atuação como parlamentar se destaca pela participação na industrialização do Estado, além da luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Saúde, Educação e do Fisco. Casado com Rosane Rodrigues Pereira Amorim, é pai de Gabriela, Rafaela, Bruno e Tereza Cristina.

Vicentinho Júnior

Vicente Alves de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vicentinho Júnior (Goiânia, 11 de abril de 1985[1]) é um empresário e político brasileiro filiado ao Progressistas (PP). Desde fevereiro de 2015, exerce o cargo de deputado federal pelo estado do Tocantins.

Foi eleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019), pelo PSB. Posteriormente, trocou de partido, indo para o PR e, posteriormente, filiou-se ao PP.

Votou contra o Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi favorável à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017 se ausentou da votação sobre a admissibilidade do processo contra o então presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🏬 Domingos e feriados: novas regras para o comércio entram em vigor em julho de 2025

Mudança afeta autorização de funcionamento em feriados e exige convenção coletiva para diversas atividades do comércio 📍 Por Paulo Donha...

De Olho na Política: Semana curta, bastidores quentes

A semana no Tocantins promete ser breve no calendário, mas intensa nos bastidores. Com o feriado nacional de 1º...

Bastidores do sertanejo: desapego de rainha, jaqueta perdida e encontro de estrelas

👑 Roberta Miranda, moda e militância Com 40 anos de carreira, Roberta Miranda não só construiu um legado musical como...

PRF prende três motoristas por embriaguez no volante durante o fim de semana no Tocantins

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três motoristas pelo crime de embriaguez ao volante em diferentes trechos rodoviários do...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Fé e Ação: A mulher cananeia e o poder da persistência diante das dificuldades

Em uma reflexão inspiradora compartilhada nesta manhã, a capelã da Polícia Militar do Estado do Tocantins e missionária, Maria...

STF determina prisão domiciliar para Fernando Collor após condenação por corrupção

Ex-presidente foi condenado a 8 anos e 10 meses; devido à idade e à saúde, cumprirá a pena em...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img