Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Duas jovens estão com suspeita de coronavírus; OMS divulga orientações

Na última quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a situação mundial do novo coronavírus é considerada pandemia, pois as medidas de contenção não foram totalmente eficientes e o vírus se espalha rapidamente por vários países.

Considerando a gravidade do momento, o Ministério da Saúde publicou uma portaria, na manhã dessa quinta-feira, 12, com novas recomendações aos órgãos estaduais e municipais de saúde. Permanece a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença.

Outra medida importante é quanto ao isolamento dos indivíduos suspeitos, com ou sem sintomas, durante a investigação clínica e laboratorial, evitando assim uma possível propagação do vírus e transmissão local. A portaria diz que a medida somente poderá ser tomada com prescrição médica ou por recomendação de agente de vigilância epidemiológica, por prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por igual período, de acordo com o resultado laboratorial que apresente risco de transmissão.

No Tocantins e em Palmas, não há casos confirmados até o momento. Existem somente dois casos considerados suspeitos na Capital, que estão sendo monitorados pela área de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde.

As duas jovens (de 26 e 22 anos) moradoras de Palmas, fizeram uma viagem para a Europa, incluindo a Itália, entre os dias 17 de fevereiro e 2 de março, chegando na Capital em 4 de março. No dia seguinte, começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal. Procuraram a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), onde receberam o atendimento clínico, foram coletados os materiais para exames laboratoriais e foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar.

As jovens aguardam os exames conclusivos sem sair da residência onde moram, mas relataram que não estão sentindo nenhum sinal ou sintoma da doença. Porém, continuam sendo monitoradas até o recebimento dos resultados finais.

Escolas
  
A Diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, reiterou que a orientação é que os pais de estudantes só procurem os serviços de saúde em casos com sintomas. “Não há necessidade alguma de isolamento de um aluno apenas por ter viajado para outro país”, afirmou, explicando também que não existe razão, por enquanto, para a suspensão das aulas nas escolas ou instituições de ensino. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img