Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Embaixador da Costa do Marfim visita Palmas para conhecer as potencialidades do Estado

O embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié, acaba de visitar a capital tocantinense para conhecer um pouco mais sobre o agronegócio e as possíveis parcerias com o Estado. Ele chegou à cidade na quinta-feira, 11, e permaneceu até esta sexta-feira, 12, junto a ele veio o intérprete e a consultora financeira do país.

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT, nesta sexta-feira, das 9h30 às 12h30, o embaixador irá visitar a Secretaria de Indústria e Comércio para apresentação das potencialidades do Tocantins e da Costa do Marfim ao então secretário, Carlos Humberto Lima. Serão tratados assuntos sobre exportações e importações entre o Brasil e a Costa do Marfim; sobre os produtos brasileiros com maior potencial de vendas; sobre os principais fornecedores do país e afins, entre outros assuntos. 

Na quinta-feira pela manhã, o embaixador visitou o Palácio Araguaia em Palmas e a tarde participou da apresentação do projeto de produção de bioetanol a partir da batata-doce, apresentado pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Márcio Silveira na usina de etanol localizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Marcio Silveira, presidente da FAPT, fala sobre a valorização da nossa tecnologia. “O Brasil ainda não valorizou, essa é a verdade, mas que bom que a Costa do Marfim veio aqui em busca de tecnologia. O que eu acho mais interessante, quando a gente fala que investimento em ciência e tecnologia é importante, porque nós somos considerados vendedores de matéria-prima”.

O embaixador da Costa do Marfim no Brasil, Diamouténé Alassane Zié, engenheiro agrônomo por formação, disse que veio em busca de tecnologia e encontrou no Tocantins muito mais. “Nosso país tem as mesmas similaridades do Brasil, tanto com relação ao clima como também ao solo. A batata-doce que nós conhecemos é considerada alimento de pobres. E vê que tem muito valor agregado a batata-doce, nos faz querer adquirir essa tecnologia para implantar em nosso país, principalmente com foco na agricultura familiar.” enfatiza o diplomata. 

Luís Eduardo Bovolato, reitor da UFT, aborda as potencialidades do nosso estado para produção de biocombustíveis. “Isso precisa ser mais difundido internamente  para que os produtores conheçam essa possibilidade e o potencial imenso que o Tocantins tem na produção de combustíveis provenientes da produção vegetal”, conclui o reitor.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img