Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 7, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
segunda-feira 7, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Empresa responsável por balsa, é autuada pelo Procon por cobrança indevida de passageiros

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Procon Tocantins autuou a empresa Pipes por cobrar tarifa individual de passageiros de ônibus que fazem uso das balsas. O órgão de defesa do consumidor já havia notificada a mesma, no último dia 16 de novembro para que a prática ilegal fosse suspensa de imediato.

Nas denúncias os consumidores relataram que além de cobrar pela travessia dos ônibus, a empresa também estava cobrando o valor R$ 2.17 por cada passageiro dos veículos que atravessavam pela balsa durante as travessias do Rio Tocantins, nos trechos Carolina no Maranhão (MA) e em Filadélfia, município tocantinense.

"No caso dos ônibus, além de pagar a tarifa pelo veículo, teria que pagar também pelos 56 passageiros que nele estivessem. Esta é uma cobrança abusiva, proibida pela Agência Nacional de Transportes Aquariários", explica Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Entenda 

A Agência Nacional de Transportes Aquariários (Antaq) por meio da Resolução no 1.274/2009, no artigo 28-A, impede a cobrança dos passageiros no uso da travessia das balsas:

Art. 28-A. A cobrança pelo transporte de veículos que operam em linhas regulares de transporte rodoviário se dará exclusivamente pelo veículo, não sendo permitida a cobrança dos passageiros separadamente.

Vale ressaltar também que no o artigo 39, V do Código de Defesa do Consumidor (CDC),  proíbe os fornecedores de exigirem do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Antaq confirma

Em contato com a Gerência de Regulação da Navegação da Antaq, a equipe de fiscalização do Procon Tocantins relatou o caso e a Agência reafirmou que a prática é abusiva e vedada.

"A cobrança é ilegal e abusiva. A Antaq afirmou que a empresa Pipes não pode e nem tem autorização da Agência para cobrar pelo ônibus e pelo os seus passageiros, independente de serem linhas de transporte regular ou não", destaca Magno Silva, gerente de fiscalização.

Outra tentativa 

O Procon Tocantins informa que esta não é a primeira vez que a Pipes tenta cobrar uma tarifa individual de passageiros.

No ano de 2016, a empresa tentou implantar essa mesma cobrança, no valor R$ 2,04  de cada passageiro, e após intervenção do Procon Tocantins a mesma acabou suspendendo a cobrança.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Povos indígenas do Tocantins recebem ação inédita de saúde com apoio do STF e Governo do Estado

Com foco nas mulheres da Ilha do Bananal, Semana Nacional de Saúde inicia nesta segunda-feira (7), em Formoso do...

Natanzinho Lima quebra recorde de público no CTN com show histórico em São Paulo

Com ingressos esgotados, cantor de 23 anos celebra maior bilheteria da história do Centro de Tradições Nordestinas e consolida...

Encontro de gigantes: César Menotti & Fabiano posam com Jorge & Mateus nos bastidores de show histórico em São Paulo

Duplas sertanejas se encontraram nos bastidores da apresentação de Jorge & Mateus na Arena Pacaembu; evento reuniu milhares de...

Novo Fundeb amplia recursos para educação básica com foco em municípios de baixo IDH, beneficiando o Tocantins

Prefeitos da região destacam potencial de desenvolvimento; dados do Ideb refletem avanços e desafios; parlamentares tocantinenses participam ativamente dos...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Curso de Medicina em Colinas do Tocantins divide opiniões e ainda não tem aval da Secretaria de Saúde

A notícia de que a Universidade de Gurupi (UnirG) estuda a instalação de um novo curso de Medicina no...

Chuva de Meteoros Líridas ilumina céu do Tocantins em abril: veja como e quando observar o fenômeno astronômico

Em entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, Renato Poltronieri, da BRAMON, revela os melhores horários para observar o espetáculo celeste...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img