Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 25, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
domingo 25, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Endividamento cai em fevereiro na Capital

Seguindo o cenário nacional, o percentual de consumidores endividados em Palmas caiu no mês de fevereiro, de acordo com a pesquisa que mede o endividamento e inadimplência dos consumidores de Palmas (PEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

A queda registrada em comparação a janeiro foi de 1,2%, chegando ao índice geral de 69%. A inadimplência ficou em 13,6% e os que não terão condições de quitar suas dívidas em atraso em 0,4%.

Nacionalmente a pesquisa registrou declínio de menos de 1%. O percentual de famílias que relataram ter dívidas alcançou 65,1% em fevereiro de 2020, com recuo em relação aos 65,3% observados em janeiro de 2020 e aos 65,6% registrados em dezembro de 2019. Houve alta, porém, em relação a fevereiro de 2019, quando o indicador alcançou 61,5% do total de famílias.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que a tendência observada no endividamento geral das famílias configura uma perspectiva de aquecimento do consumo e observa que o aumento de alguns indicadores não deve ser visto, necessariamente, como negativo. “Embora tenha arrefecido nos últimos dois meses, o endividamento em alta está associado a condições mais favoráveis no mercado de crédito ao consumidor, impulsionado por fatores como a melhora recente do mercado de trabalho e a redução significativa das taxas de juros, o que permite a queda do custo do crédito”, disse.

No Tocantins do total de entrevistados, 61,2% consideram-se pouco endividados. Para o presidente interino da Fecomércio, Domingos Tavares, isso demonstra um cenário positivo. “A percepção do consumidor sobre o endividamento é muito importante pois se a maioria acredita que tem poucas dívidas é natural que haja a possibilidade de um consumo maior, tanto porque há renda para isso quanto, existe a possibilidade de fazer novas dívidas. Além disso, esse dado demonstra uma responsabilidade do consumidor com o pagamento dessas dívidas”, afirmou.

A maior parte, 74,6%, disse que compromete de 11% a 50% de sua renda familiar com dívidas, sendo que a média total fica em 32,5%. 44,8% dos consumidores disseram na pesquisa que os atrasos nos pagamentos de suas dívidas ficam entre 30 e 90 dias, sendo a média de 52,8 dias. Já com relação ao comprometimento, 40% estão comprometidos com dívidas por mais de um ano. A média de tempo de comprometimento com dívidas ficou em 7,9 meses.

No que tange ao tipo de dívida, os principais continuam sendo: cartão de crédito (79,8%), financiamento de carro (20,4%), seguido de carnês (19,6%). (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Gabriela Rocha lidera ranking das músicas gospel mais tocadas da semana

O mercado da música gospel segue em franca expansão no Brasil e domina não apenas os púlpitos, mas também...

Fique atento! Posse exclusiva de imóvel herdado pode caracterizar usucapião entre herdeiros

Se o herdeiro exerce posse exclusiva, ininterrupta, pacífica e com animus domini por mais de 15 anos, pode pleitear...

10 perfumes femininos nacionais com feromônios que deixam os homens loucos por você

Existe uma fórmula secreta que ativa desejo, fascínio e atração? Na perfumaria, a resposta é: sim! E ela mora...

10 perfumes famosos do Boticário que colocam importados no bolso — e deixam sua namorada caidinha por você

Fragrâncias nacionais entregam desempenho, qualidade e são apostas certas para quem busca custo-benefício na perfumaria masculina. A perfumaria nacional tem...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Palmas: Denúncia sobre esgoto no Taquari leva MP a abrir inquérito para investigar

Investigação apura falhas na prestação do serviço de esgotamento sanitário no setor Taquari, em Palmas. Procedimento foi aberto após...

TCE emite alerta para Colinas e mais sete prefeituras por uso irregular de atas de outros municípios

Tribunal de Contas aponta que Colinas do Tocantins aderiu a atas de registro de preços sem cumprir exigências legais....
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img