Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 17, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 17, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Epidemia: Fiocruz e Fundação Getúlio Vargas alertam para expansão de casos de dengue no Tocantins e em estados da região Sul do Brasil

Foi divulgado nesta semana, pela da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), novos dados que alertam para expansão nos casos de dengue no Brasil em 2022. O Tocantins está entre os estados com alerta.

As informações do InfoDengue, sistema de armazenamento dos dados das instituições, mostram que a região Sul do país será a principal área de atenção neste ano, seguido por estados da região centro-oeste e norte do Brasil.

Segundo o que indica a plataforma, o estado mais crítico é Santa Catarina, que do início dezembro até a segunda semana de janeiro deste ano, registrou 1.288 casos de dengue. Duas cidades do estado estão classificadas com epidemia da doença: a capital Florianópolis, e Joinville, cidade da região metropolitana com o maior PIB do estado.

“Surtos importantes de dengue ocorreram na região de Londrina/PR, Sengés/PR e Joinville/SC, no ano passado e anos anteriores, que podem indicar adaptação do vetor e alterações climáticas, tema que precisa ser mais bem investigado. ”, explica a Fundação.

A Fiocruz aponta ainda que além do Sul do país, atualmente, outros três estados e o Distrito federal têm regiões em situação de atenção por conta da alta incidência para a doença. São elas: o noroeste de São Paulo/SP, região entre Goiânia/GO e Palmas/TO, passando pelo Distrito Federal/ DF. 

O estado de São Paulo, nos últimos 45 dias, registrou 12.786 casos de dengue, e tem cinco cidades em situação de epidemia para a doença, o estado com maior número de municípios neste quadro. Segundo a Fiocruz, em 2021, o estado de São Paulo também teve atividade aumentada de dengue, na região noroeste, capital e baixada santista.

No Estado do Tocantins, foram 5.556 casos da doença desde o início de dezembro, e o estado possui duas cidades em situação de epidemia para a doença. O Distrito Federal registrou 2.701 casos de dengue, 18 casos de Chikungunya, 4 casos de zika, e está em estado de atenção para essas doenças.

Os períodos chuvosos juntamente ao calor são favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. Segundo a coordenadora do InfoDengue, Claudia Codeço, é importante fomentar projetos de pesquisa na área de entomologia para estudar as mudanças de comportamento do Aedes aegypti.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

O colapso da ponte e o clamor do Bico: o apelo de Eduardo Gomes em Brasília expõe a urgência de obras no Tocantins

A queda da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) não abalou apenas estruturas de concreto — ela escancarou...

Grelo grava EP em Salvador, Tayrone resgata raízes e Felipe Araújo emociona com nova fase

Grelo grava EP “Ao Vivo em Salvador” com inéditas e regravações na Arena Fonte Nova conhecido por sua energia contagiante...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img