Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 26, dezembro, 2024
Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 26, dezembro, 2024
Desde Março de 2018

-

- Advertisment -spot_img

Escola é notificada após denúncias que estaria recusando entregar documentos de alunos

Após denúncias, o Procon Tocantins notificou uma escola particular em Porto Nacional, na quinta-feira, 29. Os consumidores alegaram que a instituição de ensino estaria se recusando a entregar a documentação dos alunos.

Na notificação foi solicitada ao Centro Educacional Caminho Certo, que a escola se abstenha da retenção de documentos escolares. “Toda e qualquer instituição de ensino deve expedir os documentos de transferência dos alunos, assim que for solicitado, mesmo em caso de inadimplência”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

O Procon Tocantins ressalta que durante o período de pandemia  aumentou o número de denúncias de pais e alunos que estão tendo as mesmas dificuldades na hora de realizar a transferência da escola particular para a pública. 

“O Procon orienta que os consumidores procurem as escolas, tentem negociar o pagamento da mensalidade ou até mesmo a multa da recisão contratual. Este é um momento que é preciso diálogo e acordo, para que sejam evitados prejuízos para ambas as partes, consumidor e fornecedor”, ressalta.

O que diz a Lei

Segundo a Lei Federal n° 9.870/1999, no art. 6º “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias”.

Ainda de acordo com a Lei, os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior deverão expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Ricardo Fernandes Almeida
Ricardo Fernandes Almeida
Jornalista, Escritor, Bacharel em direito e cursando teologia

Últimas noticias

Felipe Dylon: dos hits de verão à renovação na música brasileira

Felipe Dylon, cantor e compositor carioca, conquistou o Brasil no início dos anos 2000 com sucessos que marcaram uma...

Jojo Todynho rouba a cena em dia de compras no Village Mall, no Rio de Janeiro

Jojo Todynho foi flagrada fazendo compras no luxuoso shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Conhecida...

“Desistir não é uma opção”: pastora Mônica Rocha traz mensagem de fé e esperança no Diário Tocantinense

“Desistir não é uma opção para você. Você faz parte de um exército de vencedores.” Com essas palavras de...

DT Natal: Dicas de filmes, músicas, famosos e os destaques de 2024

O Natal chegou, e o DT preparou uma seleção especial para você aproveitar essa época com as melhores dicas...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Previsão do Tempo: Confira o Clima Desta Semana no Tocantins e Principais Cidades

A previsão do tempo para o estado do Tocantins indica condições climáticas variadas nesta semana, com destaque para a...

Pneumonia: como identificar, tratar e se prevenir? Especialistas explicam os sinais e relatos de quem enfrentou a doença

A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode afetar pessoas de todas as idades, mas apresenta maior risco para...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img