Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Estado é condenado pela justiça a pagar licença-prêmio à servidores efetivos anteriores ao ano 1999

A Justiça Estadual determinou que o governo do Tocantins pague as licenças-prêmios não gozadas e não utilizadas para fins de aposentadoria dos servidores públicos efetivos anteriores a fevereiro de 1999. A decisão atendeu pedido do Sisepe (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins) e foi expedida nesta terça-feira, 28 de novembro, pelo juiz Edmar de Paula, do Nacom (Núcleo de Apoio às Comarcas), nos autos da Ação Civil Coletiva n.° 0008965-66.2021.8.27.2729.

“Os servidores públicos estaduais que tenham atendidos a todos os requisitos necessários à concessão da licença-prêmio por assiduidade até fevereiro de 1999, ano em que foi revogada a lei que garantia o benefício, têm direito”, explica o advogado do Sisepe Flávio Alves, ao destacar a Lei Estadual nº 1.050/1999 que revogou direitos que já haviam sido adquiridos pelos funcionários públicos.

O Siepe também pediu na ação coletiva a concessão da licença àqueles que já houvessem atendido a todos os requisitos necessários até o ano de 1999, bem como, a revisão dos benefícios previdenciários dos inativos computando-se a licença não gozada. No entanto, esses dois pedidos foram negados pelo magistrado e, agora, o sindicato irá recorrer para buscar o melhor para todos esses servidores antigos.

Com a decisão, o Sisepe vai aguardar a abertura dos prazos para apresentação de recurso. Após transitada em julgada a decisão, o sindicato apresentará listagem de documentos necessários para o ajuizamento dos comprimentos individuais de sentença.

“Nós comandamos uma gestão responsável e seguimos com as coisas boas da administração passada, enquanto mudamos aquilo que não dava certo ou o que pode ser qualificado. Essa ação se iniciou em 2021 e nós demos total continuidade, pois os colegas merecem ter seu direito reavido”, salientou o presidente do Sisepe, Elizeu Oliveira.

O que era a licença-prêmio objeto da ação proposta?

A licença prêmio por assiduidade correspondia a um benefício concedido pelo Estado do Tocantins no qual os servidores públicos que não houvessem sofrido penalidade disciplinar e não houvesse se afastado cargo no quinquênio anterior, poderiam licenciar-se das funções pelo período de três meses sem prejuízo da remuneração.

O benefício foi revogado pela Lei Estadual nº 1.050/1999, que instituiu o Estatuto do Servidor Público Estadual (atual Lei 1818/2007).

Em que pese à lei que concedia o direito à licença-prêmio ter sido revogada em 1999, os servidores públicos que haviam atendido aos requisitos legais, poderão agora usufruir, de forma indenizada, da licença não gozada à época.

 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

“Guto Alves: A Inspiração de Uma Vida Sem Limites” 

 José Augusto, mais conhecido como Guto Alves, nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de abril de...

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...

Louvores que tocam corações: conheça os hinos mais ouvidos do Brasil nas plataformas digitais

De Gabriela Gomes a Padre Fábio de Melo, veja quem lidera o ranking de músicas gospel e católicas no...

Deborah Secco é clicada em look descontraído no aeroporto Santos Dumont

A atriz Deborah Secco foi flagrada na tarde desta sexta-feira (11) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro....
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Céu do Tocantins em abril: espetáculo astronômico com chuva de meteoros e alinhamentos planetários

  Abril promete ser um mês especial para os amantes da astronomia no Tocantins. Com fenômenos como a chuva de...

Tocantins em Cena: artistas e movimentos culturais ganham espaço nos grandes centros do país

Por Redação | Diário Tocantinense – 12 de abril de 2025 Do coração do Brasil para os grandes centros culturais...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img