O aplicativo Conect SUS e a página do Ministério da Saúde foram alvos de ataques hacker na madruga desta sexta-feira, 10, e saiu do ar. A informação foi confirmada a imprensa por meio de comunicado. Com a queda no sistema, ficou inviável por exemplo, a emissão do comprovante de imunização contra a covid-19.
Os criminosos que invadiram a página do Ministério da Saúde, deixam a mensagem, “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.
O grupo de hackers que se auto intitula ‘Lapsus$ Group’ assumiram a autoria do ataque, que deixou todos os portais da pasta, como o Conecte SUS e o portal Covid, foram totalmente afetados e se encontram sem possibilidade de acesso.
Ataque atinge o Tocantins
O governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, informou ao Diário Tocantinense, que não há previsão de restabelecimento dos serviços para divulgação do Boletim Epidemiológico da Covid-19, pois os sistemas oficiais de notificação do Ministério da Saúde estariam indisponíveis.
Relacionado
Link para compartilhar: