Morreu neste sábado, 31, aos 95 anos, o papa emérito Bento XVI após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias. O velório está marcado para segunda-feira, 2, na Basílica de São Pedro, sendo que o funeral será na quinta-feira, 5, na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, segundo o Vaticano.
Em nota, o Vaticano confirmou o falecimento da autoridade Católica: “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”. (Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé)”, diz o comunicado de imprensa.
Histórico de saúde
O ex-pontífice alemão de 95 anos, tem um longo histórico de problemas de saúde. Ao longo da vida, o religioso sofreu pelo menos dois derrames – um em 1991 e outro, em 2005, já como papa. Em 2009, ao sofrer uma queda, o então bispo de Roma chegou a quebrar o punho.
Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger, é Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma.
Relacionado
Link para compartilhar: