Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

MAPA suspende vacinação contra a febre aftosa no Estado do Tocantins a partir de novembro de 2022

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), suspendeu a partir de novembro deste ano, a vacinação contra febre aftosa em seis estados: Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Tocantins e Distrito Federal.

O anúncio foi feito no último sábado, 30, e ocorrerá após a última etapa de vacinação a ser realizada em novembro deste ano.  Ao todo, aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país.

A suspensão faz parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país, previstas no PE-PNEFA. Para realizar a transição de status sanitário, os estados e o Tocantins atenderam aos critérios definidos no Plano Estratégico, que está alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

"Esses estados vão terminar a vacinação em novembro, quando irão parar de vacinar, se preparando para mudar o status para livres de febre aftosa sem vacinação", explicou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, durante a abertura da 87ª edição da ExpoZebu, em Uberaba (MG). 

PE-PNEFA

O PE-PNEFA está fundamentado na avaliação contínua de indicadores que são monitorados regularmente de forma conjunta pelas equipes gestoras do plano estratégico, que reúnem os setores público e privado, em âmbito estadual e nacional. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

O que é a Febre Aftosa? 

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre. A doença é causada por um vírus do qual existem 7 tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

A suspensão só será possível após uma série de ações sanitárias desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com os Estados no âmbito do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE/PNEFA), desde o ano de 2017.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Assembleia aprova requerimentos de Vilmar de recuperação de estradas na região Norte e Centro-Norte

No encerramento dos trabalhos do primeiro período da 3ª sessão legislativa da 10ª legislatura, o plenário da Assembleia aprovou...

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img