O ex-governador do estado do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB) passou por uma cirurgia no sábado, 15, para retirada de um câncer de próstata. Segundo o próprio, o procedimento foi realizado em 3 horas em um hospital de Brasília (DF)
“Ontem eu fiz uma cirurgia. Uma cirurgia que demorou por volta de 3 horas, 3h30, em Brasília. Foi um sucesso”, disse reforçando sobre a importância de um acompanhamento médico e atenção para o problema: “Quero transmitir esse sucesso para vocês, que cuidem porque um câncer não é fácil. Esse que fui acometido é um dos que sem não cuidasse poderia ter problema”, disse o ex-governador em um vídeo publicado nas redes sociais de Dulce, sua esposa.
Na legenda, Dulce Miranda explica que desde junho do ano passado o marido não vinha se sentindo bem. Em agosto de 2022, ele reclamava de muitas dores, cansaço por todo o corpo e indisposição, entre outros sintomas.
“A possibilidade de um câncer então surgiu e o diagnóstico foi confirmado há quase quatro meses, e, graças a Deus sem metástase, algo bem de início”, disse a ex-deputada.
Mais sobre a doença
Segundo o médico Henrique Cavalcante o Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do órgão genital masculino.
“O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Na presença de sinais e sintomas, é recomendado pelo profissional a realização de exames. As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um
crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer)”, explica.
Sobre a doença, o médico ainda afirma que na maioria dos casos, “cresce de forma lenta e não chega a dar muitos sinais durante a vida. Por isso, dar a atenção necessária com foco na prevenção é fundamental para diagnóstico em fases iniciais e melhor prognóstico.”
Relacionado
Link para compartilhar: