Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Ministro do STJ renova por mais um ano afastamento de desembargador Ronaldo Eurípedes acusado de vender decisões

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), renovou por mais um ano o prazo de afastamento de desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Ronaldo Eurípedes de Sousa, investigado em inquérito que apura suposta prática de crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e formação de organização criminosa – grupo no qual o magistrado do TJTO teria posição de liderança.

O prazo de um ano será contado a partir desta quarta-feira (28), data em que terminou o período de afastamento determinado pelo mesmo ministro em decisão cautelar de abril de 2020, referendada pela Corte Especial em maio daquele ano.

Além do afastamento, o relator proibiu o desembargador de acessar as dependências do TJTO, bem como de se comunicar com os funcionários ou utilizar os serviços do tribunal. A nova decisão também será submetida a referendo da Corte Especial.

Decisões e manobras

Segundo Og Fernandes, persistem os motivos que deram causa à suspensão do desembargador de suas funções públicas, mesmo já tendo sido oferecida denúncia pelo Ministério Público Federal.

Na peça de acusação, destacou o ministro, aponta-se, de forma minuciosa, a aparente correspondência entre decisões judiciais e o recebimento de elevadas quantias, bem como a existência de manobras processuais que teriam servido para favorecer indevidamente determinadas partes e seus advogados.

"No meu entender, continuam plenamente válidos os motivos que autorizaram o afastamento inicial, sendo que, no decorrer deste ano, vários outros fatos foram agregados, tornando mais claros os indícios de cometimento dos delitos e a necessidade de se acautelar a ordem pública com a medida de afastamento das funções", afirmou o ministro.

Justo e injusto

De acordo com o relator, não seria possível que um agente público suspeito de condutas tão graves continuasse "ditando o que é justo ou injusto", ou quais sentenças de primeiro grau deveriam ser reformadas, ou, ainda, que ele participasse de decisões administrativas do TJTO.

"É inaceitável que um magistrado, aparentemente descambando para a ilegalidade, valha-se das relevantes funções que o Estado lhe confiou para enriquecer ilicitamente, em prejuízo da justiça que deveria fazer prevalecer diuturnamente, afastando-se do dever de reparar ilegalidades e de restaurar o império da lei", concluiu o ministro ao prorrogar o afastamento.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎭 “TinderElas no Divã” chega a Palmas com nova temporada recheada de humor, empoderamento e emoção!

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- Palmas, 12 de abril de 2025 – Prepare-se para rir, refletir e se emocionar!...

🏃‍♂️ Ator Rafael Cardoso é flagrado correndo na orla da Barra da Tijuca, no Rio!

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense-Rio de Janeiro, 12 de abril de 2025 – O clima ensolarado da capital fluminense...

🎤 João Guilherme e sua mãe brilham no show de despedida de Gilberto Gil em SP!

Ricardo Fernandes I Diário Tocantinense- São Paulo, 11 de abril de 2025 – Uma noite de emoção, música e...

Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas

O projeto chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25). O cantor Fernando Pádua apresenta nesta sexta-feira (25) o EP...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

“Guto Alves: A Inspiração de Uma Vida Sem Limites” 

 José Augusto, mais conhecido como Guto Alves, nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de abril de...

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img