Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Mofos, paredes rachadas e outras irregularidades são encontradas pelo Ministério Público em CAPS de Araguaína

Uma vistoria feita pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) neste mês constatou uma série de irregularidades no funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD III), em Araguaína.

Foram ao local a promotora de Justiça Bartira Silva Quinteiro, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, e sua equipe técnica. O objetivo foi averiguar a prestação do serviço público de saúde mental oferecido na unidade, levando em consideração o atendimento ao usuário, a disponibilidade de medicamentos e insumos, a estrutura física e as condições de trabalho dos servidores.

De acordo com o relatório do MPTO, a estrutura é inadequada para atender os oito pacientes internados na unidade e as cerca de 35 pessoas que procuram o centro diariamente.

A unidade funciona num imóvel residencial, não oferecendo espaço amplo para a convivência e realização de atividades multidisciplinares. O local também não oferece acessibilidade para deficientes e cadeirantes.

A estrutura da casa é antiga e foi possível encontrar mofos; paredes rachadas, riscadas ou descascadas; janelas danificadas; espaços desorganizados; e poluição visual de cartazes.

“Além disso, o único banheiro que constatamos existir no primeiro piso do prédio estava interditado, levando a conclusão de que os familiares e servidores estão utilizando os mesmos banheiros usados pelos internos na área dos alojamentos”, cita o relatório do MPTO.

Uma médica ouvida pela promotora afirmou que o trabalho no local é dificultado porque os prontuários são físicos, e não eletrônicos.

O espaço reservado para a prática de atividades de interação é inapropriado, por estar localizado numa garagem. O local, além de pequeno, é utilizado para o estacionamento de motos e bicicletas, e abriga ainda o refeitório (que funciona de forma improvisada e precária).

O MPTO ouviu ainda os pacientes do local e uma das principais reclamações é com relação à alimentação. Eles se queixaram da qualidade das marmitas e da quantidade de comida ofertada por uma empresa terceirizada.

No local, há dois consultórios médicos em funcionamento, mas um deles é improvisado (sem computador, telefone, maca e outros móveis e equipamentos necessários para um atendimento de qualidade).

Também foram verificadas irregularidades no consultório psicológico e na farmácia, onde há falta de medicamentos – o maior problema do local, segundo os médicos ouvidos pela promotora de Justiça.

Verificou-se, ainda, a falta de treinamento e capacitação para atender crianças e adolescentes que passam pelo local.

“Diante de todas as irregularidades verificadas, vamos adotar todas as providências cabíveis e pertinentes para que os serviços sejam regularizados no local”, afirmou a promotora de Justiça.

De acordo com ela, o relatório de inspeção ao CAPS será incorporado em uma Ação Civil Pública (ACP) e em um procedimento administrativo que investigam a situação do atendimento, da infraestrutura do local e da assistência prestada às crianças e adolescentes. “Vamos buscar, na Justiça, que todos esses problemas sejam solucionados”, disse Bartira.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Exclusivo I Vicentinho Alves se isola politicamente após defender Eduardo Siqueira Campos e pode rever candidatura ao Senado

Deputado rompeu com aliados do grupo governista que o ajudaram na eleição de 2022 e agora teme perder sustentação...

Exclusivo I Decisão de Zanin sobre Eduardo Siqueira confirma antecipação feita por T1 e Diário Tocantinense

Desfecho ocorre horas após críticas públicas de jornalistas às reportagens que já indicavam movimentação no STF Exclusivo I Diário Tocantinense-...

O que assistir em julho: estreias nos streamings e programação nos cinemas do Tocantins, Goiás e São Paulo

Filmes, séries, cultura e lazer em um só lugar. Veja os principais destaques nas plataformas digitais e nas salas...

Parceria com SENAI garante formatura de mais de 400 alunos em Paraíso do Tocantins

Com presença da FIETO, evento celebra programas de qualificação profissional que já formaram 2.300 pessoas na cidade A cidade de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tocantins gera quase mil novos empregos formais em maio e mantém saldo positivo no ano

Setor de Serviços lidera geração de postos; Palmas concentra maior número de vagas criadas O Tocantins encerrou o mês de...

Tabocão recebe obras de melhoria no sistema de água tratada; Hidro Forte inicia intervenções nesta terça-feira

Intervenções seguem até quinta-feira e visam reforçar abastecimento em áreas mais altas da cidade A Hidro Forte inicia nesta terça-feira...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img