Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Número de casos de estupro de crianças no Tocantins ultrapassam 700 e MPTO alerta sobre como identificar, denunciar e buscar ajuda para as vítimas

No Estado do Tocantins, foram registrados crimes de estupro contra 796 crianças e adolescentes em 2022, entre janeiro e dezembro. A maioria das vítimas é do sexo feminino (86,2%) e tem idade de 11 a 13 anos. Por trás dessas estatísticas, estão histórias de meninas e meninos com o emocional gravemente ferido e com o seu desenvolvimento muitas vezes comprometido, precisando de ajuda.

Como parte do enfrentamento a esse problema, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Prefeitura de Palmas lançaram uma campanha publicitária alusiva ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo o MPTO, a intenção da campanha é alertar para as alterações de comportamento que indiquem este tipo de violência e informar que as vítimas podem ser encaminhadas a qualquer das instituições que formam o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, como o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a polícia ou o órgão de saúde ou assistência social mais próximo.

“As vítimas nunca estão sozinhas. Existe toda uma rede para apoiá-las, protegê-las e responsabilizar o agressor”, diz a campanha publicitária, idealizada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije) do MPTO e executada em parceria com a Prefeitura da capital.

Os dados mencionados foram geradas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) e consideram como crime de estupro de vulnerável tanto a conjunção carnal quanto a prática de ato libidinoso. Qualquer destas situações deve ser denunciada.

Em sequência à denúncia, as vítimas têm o direito de ser ouvidas com metodologias mais humanizadas, em locais que sejam acolhedores e que tenham infraestrutura capaz de garantir a sua privacidade, nos termos da Lei Federal nº 13.431/17.

Sinais 

Entre as mudanças no padrão de comportamento que podem indicar o estupro de vulnerável estão alterações de humor, agressividade repentina, vergonha excessiva, sentimento de culpa, pensamentos suicidas, angústia, perturbações do sono, perda do controle da bexiga durante o sono, alterações no apetite, entre outros. Também podem ser observadas lesões físicas.

Suporte emocional

Além de atuar na esfera criminal em favor da responsabilização do autor do estupro, o Ministério Público do Tocantins presta auxílio às vítimas, o que é indispensável para amenizar os danos dessa violência.

Esse apoio é prestado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), que oferece assistência psicológica e orientação jurídica – tanto às vítimas diretas quanto aos seus familiares impactados. O serviço é desenvolvido pelo MPTO e universidades parceiras.

Como denunciar ao MPTO:

Para denunciar casos de estupro de vulnerável ao Ministério Público, acesse mpto.mp.br/ouvidoria, ligue 127, baixe o aplicativo MPTO Cidadão ou dirija-se até a promotoria de Justiça mais próxima.

Como buscar o auxílio do Navit:

Para buscar a assistência psicológica e a orientação jurídica prestada pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), ligue (63) 3216.7616 ou envie mensagem para navit@mpto.mp.br.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Projeto “Visão do Futuro” oferece óculos gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade social em São Vicente (SP)

  Iniciativa permanente do Rotary leva acesso gratuito a óculos para crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social...

Adolescentes de 14 e 15 anos são apreendidos após assalto a mercado em Colinas; PM recupera parte dos itens roubados

Ação criminosa no Setor Araguaia II termina com os dois jovens confessando o roubo; simulacro e moto usados no...

STF mantém prisão preventiva de Eduardo Siqueira Campos e nega pedido de conversão para regime domiciliar

Decisão do ministro Cristiano Zanin representa mais um revés jurídico para o prefeito afastado de Palmas, preso desde 27...

EXCLUSIVO | “Harry Potter do arrocha”: cantor baiano viraliza nas redes por semelhança com Daniel Radcliffe e transforma aparência em estratégia de sucesso

Com óculos redondos, cabelo desgrenhado e estilo despojado, Enzo PegadaX virou sensação no TikTok por lembrar o bruxo mais...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Streaming e cinema aquecem férias de julho com estreias aguardadas e sucesso de “F1 – O Filme”

Plataformas como Netflix, Disney+ e HBO Max apostam em sequências e blockbusters. Nos cinemas, F1 leva público às salas...

Ozempic e similares: canetas para emagrecer são seguras? E servem mesmo para aumento peniano?

specialistas alertam para o uso indevido de semaglutida e liraglutida, substâncias que viraram febre nas redes sociais, mas cujo...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img