Nem ovo tradicional, nem barra de chocolate; a aposta é para opções diversificadas na páscoa

Anualmente surgem discussões nas redes sociais acerca do que vale a pena no período de páscoa: ovo de chocolate ou barras – ambos tendo uma alta significativa no mercado que não perdoou o brasileiro. 

A disparada da inflação faz marcas de ovos de páscoa caírem e pequenos empreendedores diversificarem opções de presentes de Páscoa que fogem do ovo tradicional.

Para se ter uma ideia, a elevação do preço do cacau e dos custos operacionais deixam os ovos de Páscoa tradicionais até 8,5% mais caros. De acordo com as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas para a Páscoa deste ano devem ser de R$ 2,16 bilhões, 5,7% abaixo do alcançado antes do início da pandemia de covid-19, em 2019 (R$ 2,29 bilhões).

A procura pelos famosos ovos de colher se justifica, além do custo benefício, por possuir uma extensa variedade de sabores, recheios, coberturas e embalagens.
É aí que os ovos de colher se tornam uma grande oportunidade para os pequenos empreendedores e os consumidores aliviarem os bolsos.  

A marca “Docelândia”, que produz bolos de festas durante o ano, nesse período também aposta na linha de Páscoa, com opções de ovos de colher, barras de chocolate recheadas e o kit mini confeiteiro. “Com certeza os clientes amam ideias novas, sempre que faço um lançamento de produtos novos de Páscoa, vendo bastante”, conta Mayara Brito, proprietária da empresa, sobre a diversidade da marca.

Diante do alto valor agregado aos ingredientes, Mayara explica que fica inevitável não repassá-los aos clientes uma vez que o custo mínimo para execução do produto pesa no bolso. O que não interfere na procura pelos ovos de colher, a principal tendência deste ano. “Os valores de material subiram bastante esse ano, então acaba sendo inevitável não aumentar o valor dos ovos de Páscoa”. 

Apesar da alta de preços e da menor propensão das famílias ao consumo, ainda sim, os ovos de colheres saem num menor custo benefício. “Nessa época as vendas aumentam bastante, muitas pessoas querem presentear na época da Páscoa. É uma ótima oportunidade para melhorar o caixa da empresa”.
 
"Prefiro ovos de colher, pois remete a um cuidado mais direcionado, um trabalho artesanal que me deixa mais feliz nessa data tão importante, sem contar que o sabor chega a ser bem mais marcante e presente do que um que a gente encontra no mercado", conta Lucas Miranda sobre sua preferência de presente na páscoa. 

De acordo com um estudo realizado pela Sprinklr, plataforma de gerenciamento de redes sociais, no ano passado o tipo de ovo que mais foi comentado pelo público nas redes sociais, foi o de colher. Foram cerca de 42,1 mil menções no país, praticamente cinco vezes mais do que o segundo colocado, o ovo recheado – um sabor que também remete ao chocolate caseiro. Respostas de uma preferência dos usuários por produtos mais artesanais e a baixa alusão às grandes marcas, que representaram menos de 1% nas menções.

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