Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Nova fronteira agrícola vira nova fronteira do desmatamento; relatório aponta perda de 23,6% da vegetação do Matopiba

A MapBiomas lançou, no mês passado, a mais recente edição do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD 2021) que apontou que o Brasil perdeu, em 2021, 16.557 km² (1,6 ha) de cobertura de vegetação nativa em todos os seus biomas. O Matopiba concentrou 23,6% dessa área desmatada.

Segundo o relatório, “a região que tem passado por uma grande expansão agrícola, foi onde se concentrou a maior parte dos desmatamentos no Cerrado, cerca de 72,5% da área de supressão de vegetação nativa do bioma em 2021”.

O RAD 2021 também aponta que o Tocantins está entre os estados com a maior proporção do desmatamento respondido com algum tipo de ação, seja autorização, autuação ou embargos de órgãos ambientais.

Representando o MPTO, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça com atuação ambiental (Caoma), procurador de justiça José Maria da Silva Júnior, apresentou os dados dos levantamentos realizados a partir dos alertas da plataforma Mapbiomas, fundamentais para o trabalho dos órgãos que controlam os desmatamentos ilegais. “Hoje contamos com uma estrutura para análises geoespaciais que permite acompanhar esse desmatamento e que facilita a nossa atuação, possibilitando que o Ministério Público possa agir de forma mais célere e homogênea em face dos desmatamentos ocorridos nesses municípios”, disse.

O Laboratório de Geotecnologias (Labgeo) do Caoma, identificou os alertas no Tocantins no período de janeiro/2021 a dezembro/2021, com a área de 52.261 hectares. Dos 775 imóveis rurais identificados com alertas, apenas 142 imóveis possuíam licença ambiental (19%), abrangendo 23.790 ha de área desmatada. Os demais 633 imóveis (81%) totalizaram 27.918ha de desmatamento sem licença.

Além do MPTO, representantes do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) também apresentaram e debateram dados sobre o Tocantins.

Um dos pontos destacados no evento foi a baixa transparência das atividades desenvolvidas pelos órgãos ambientais no que se refere à emissão das autorizações de desmatamento, inclusive das informações geoespaciais das áreas autorizadas, o que dificulta e atrasa as ações em campo, bem como a falta de informações sobre as ações de fiscalização e seus resultados.

Sobre o MapBiomas Alerta

O MapBiomas Alerta consolida informações fornecidas pelos vários sistemas que monitoram o desmatamento no Brasil. Cada alerta é validado e refinado, gerando um laudo com imagens de satélite diárias, em alta resolução, que demonstram o antes e depois do desmatamento, além dos possíveis cruzamentos com limites geográficos (como biomas, estados, municípios e bacias hidrográficas).

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...

Homem é morto a tiros em lote baldio no Setor Noroeste, em Araguaína

Vítima de 38 anos foi encontrada sem vida próximo a uma adega; Polícia Civil investiga autoria e motivação Araguaína (TO)...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img