Pelo menos mais quatro tendências internas do Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com o deputado federal Célio Moura (PT) se manifestaram favoráveis à pré-candidatura do ex-deputado Paulo Mourão ao governo do Estado. O grupo se reuniu na manhã da última sexta-feira, 02, e optou pelo nome de Mourão. “Alternativa mais potente e real e que reúne as maiores condições políticas e eleitorais”, diz a nota assinada pelo congressista e pelas frentes Articulação de Esquerda (AE), Democracia Socialista (DS), Unidade na Luta (EL) e Esquerda Popular Socialista (EPS). Antes, a Construindo um Novo Brasil (CNB) já tinha confirmado apoio a um projeto ao Palácio Araguaia.
Juiz trabalhista aposentado Leador Machado e o líder comunitário Milne Freitas também tinham interesse na disputa, mas aceitaram abrir mão da corrida sucessória. Com isso, Paulo Mourão passou a ser o único nome do PT para o governo do Tocantins.
Leia a íntegra da nota:
“NOTA DAS CORRENTES INTERNAS DO PT/TO À PRÉ-CANDIDATURA A GOVERNO DO TOCANTINS
As tendências internas do Partido dos trabalhadores- PT/TO, Articulação de Esquerda- AE, Democracia Socialista- DS, Esquerda Popular Socialista- EPS e a Unidade na Luta, vêm se mobilizando em torno do debate sobre a conjuntura política e eleitoral nacional e estadual, oportunamente no momento em que o PT encontra-se em fase de construções internas para definição de sua tática eleitoral rumo às eleições de 2022.
Por isto, nós representantes das tendências nos reunimos na manhã do dia 2 de julho com os dois pré-candidatos ao governo do Estado, os companheiros Paulo Mourão e Leador Machado na intenção de construir uma unidade que culmine na apresentação de uma única pré-candidatura para apresentar ao conjunto do partido.
Os dois companheiros se colocaram inteiramente à disposição para cumprir com a importante tarefa de apresentar ao Tocantins uma candidatura própria do Partido dos Trabalhadores verdadeiramente alinhada com os interesses do povo Tocantinense que sonha e constrói este Estado.
A partir de um amplo debate decidimos pela pré-candidatura do companheiro Paulo Mourão, onde as quatro tendências e o deputado Célio Moura, se unificam em torno de um programa que traz como principais premissas:
• Defesa de candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao governo do Tocantins em torno de um projeto alternativo e representativo com um modelo de desenvolvimento que congregue desenvolvimento social e desenvolvimento econômico:
• Compromisso com a construção de uma transição ecológica, que promova o bem viver entre povo e natureza e a emancipação e soberania popular;
. Compromisso com o acesso universal à terra, por meio de reforma agrária e urbana com respeito aos direitos dos camponeses, agricultores familiares, povos originários promovendo soberania popular e alimentar;
• Enfrentamento das mazelas, trazidas principalmente, pelo bolsonarismo que alia a radicalidade do projeto neoliberal com o ultraconservadorismo e ataques ao estado democrático de direito;
• Defesa prioritária de uma unidade nacional, que tenha na candidatura de Lula nosso principal norte para conduzir este projeto e livrar o Brasil do bolsonarismo;
• Compromisso com a construção de políticas estruturantes econômicas e de proteção social para reverter o desmonte dos direitos sociais e do nefasto programa de privatizações e venda do patrimônio público do povo do Tocantins;
• Defesa intransigente da liberdade como valor ético e humano central de reversão da dominação e opressão sobre os corpos, territórios e a vida do povo, combatendo e enfrentando o neoliberalismo e o ultraconservadorismo.
Diante disto, apresentamos ao conjunto do partido a absoluta disposição de construir a unidade em torno de uma pré-candidatura e de um programa para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022.
Neste sentido apresentamos nosso apoio ao nome do companheiro Paulo Mourão como a alternativa mais potente e real e que reúne as maiores condições políticas e eleitorais.
Por um partido socialista, democrático, de massas e aliado às lutas sociais, para construir um Tocantins justo e fraterno socialmente e com soberania do seu povo.
Assinam:
Articulação de Esquerda- AE
Democracia Socialista- DS
Esquerda Popular Socialista- EPS
Unidade na Luta
Deputado Federal Célio Moura”
Relacionado
Link para compartilhar: