No Twitter, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou nesta quarta-feira, 18, que a Capital registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. Segundo ela, a paciente é uma mulher de 42 anos e participou de um congresso em Fortaleza (CE). Ao chegar a Palmas, no dia 8 de março, apresentou os primeiros sintomas e, no dia 11, permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria.
Apenas na segunda-feira, 16, a mulher procurou um laboratório particular que confirmou o contágio do vírus. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que irá monitorar a paciente e as pessoas com quem ela teve contato, notificando da obrigatoriedade do isolamento domiciliar.
Nesta quarta-feira, 18, a Secretaria da Saúde do Tocantins apresentou informações do Ministério da Saúde atualizando dados sobre o coronavírus no Estado. No total, o Tocantins possui 11 casos suspeitos. Em Palmas oito casos são investigados, 11 descartados e, agora, um foi confirmado.
Dos casos registrados no Estado, 10 estão estáveis e em isolamento domiciliar e apenas um em isolamento hospitalar. As primeiras amostras enviadas ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz (IAL), ainda não foram liberadas e nem possuem previsão de liberação.
Confira o pronunciamento da prefeita:
“Infelizmente acabamos de confirmar pela @semuspalmas [Secretaria de Saúde] o primeiro caso de #coronavírus em Palmas. O paciente não havia apresentado nenhum sintoma grave e não procurou o sistema público de saúde. Realizou exame em laboratório particular e já confirmou o resultado positivo”.
Relacionado
Link para compartilhar: