Dezenas de milhares de pessoas estiveram presentes na Praça de São Pedro nesta quinta-feira, 05, para o funeral do Papa Emérito Bento XVI, um importante teólogo do século 20 e o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos.
A missa fúnebre foi simples e solene, de acordo com o desejo de Bento XVI. O Coro da Capela Sistina cantou “Salve Regina”, “In Paradisum” e outros hinos. Uma imagem da ressurreição de Cristo foi pendurada na Basílica de São Pedro atrás do altar.
Realeza, cardeais, patriarcas, funcionários do governo e muitas famílias e religiosos católicos compareceram ao funeral em uma manhã fria e nublada no Vaticano. Os cardeais Joseph Zen, Daniel DiNardo, Timothy Dolan, Gianfranco Ravasi e Giuseppe Betori, todos cardeais criados por Bento XVI, estavam sentados na primeira fila. O Vaticano disse que 125 cardeais concelebraram.
A cerimônia começou com o transporte do caixão de madeira do Papa Emérito da basílica para a Praça de São Pedro.
O Papa Francisco presidiu o funeral de seu predecessor. O papa refletiu sobre as últimas palavras de Jesus na cruz: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. “O povo fiel de Deus, aqui reunido, agora acompanha e confia a ele a vida daquele que foi seu pastor”, disse.
Rito
A missa presidida por Francisco é baseada no rito de enterro de um sumo pontífice, com algumas modificações, como a retirada de partes do protocolo sobre o enterro de um papa que estava no exercício da função.
Após um funeral presidido pelo papa Francisco, o caixão de Bento XVI, falecido aos 95 anos, foi transportado para o interior da Basílica de São Pedro, onde será enterrado. O sóbrio caixão de madeira de Joseph Ratzinger, que deixou a Praça de São Pedro sob os aplausos dos fiéis, deve ser enterrado na cripta onde descansou o predecessor do pontífice alemão, João Paulo II, até sua beatificação em 2011, data em que seus restos mortais foram removidos do local.
Com informações do Vaticano
Veja como foi o Fúneral:
Relacionado
Link para compartilhar: