Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Procon, Febraban e Senacon promovem Mutirão da Negociação e Orientação Financeira; confira

O consumidor que tiver dívidas com bancos ou instituições financeiras, poderá negociar seus débitos até o dia 30 de novembro no Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O mutirão é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.

Segundo o Mapa de Inadimplência do Serasa, o Brasil registrou 67,98 milhões de pessoas inadimplentes em agosto de 2022. Desse total, 28,82% têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento bancário ? o restante tem contas de água, luz e gás e prestações de lojas, entre outras, em atraso.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, explica que as dívidas poderão ser negociadas diretamente com as instituições financeiras ou o consumidor pode procurar o Procon para intermediar a negociação.

 “É válido lembrar que o Mutirão não é indicado para o consumidor superendividado e não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia. Serão propostos, descontos e prazos especiais de pagamento. Lembrando que cada instituição define as regras e condições a serem ofertadas”, ressalta Parente.

Outra opção para a negociação, é que o consumidor também poderá fazer pelo portal Consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.

Quem pode participar do Mutirão?

Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado.

Quais dívidas podem ser negociadas no mutirão?

Qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis). Serão negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito. 

Como negociar no mutirão?

Diretamente com seu banco: Entre em contato com o seu banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição, informe a dívida que pretende quitar e pergunte quais são as condições oferecidas para você quitar. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação. Caso não concorde, faça contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.

Pelo portal consumidor.gov.br: Outro canal para negociar durante o Mutirão é o portal Consumidor.gov.br, que pode ser acessado usando a sua conta Gov.br prata ou ouro. O tutorial abaixo mostra como acessar o Consumidor.gov.br, encontrar a instituição e abrir o seu pedido de negociação. 

 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Adolescentes de 14 e 15 anos são apreendidos após assalto a mercado em Colinas; PM recupera parte dos itens roubados

Ação criminosa no Setor Araguaia II termina com os dois jovens confessando o roubo; simulacro e moto usados no...

STF mantém prisão preventiva de Eduardo Siqueira Campos e nega pedido de conversão para regime domiciliar

Decisão do ministro Cristiano Zanin representa mais um revés jurídico para o prefeito afastado de Palmas, preso desde 27...

EXCLUSIVO | “Harry Potter do arrocha”: cantor baiano viraliza nas redes por semelhança com Daniel Radcliffe e transforma aparência em estratégia de sucesso

Com óculos redondos, cabelo desgrenhado e estilo despojado, Enzo PegadaX virou sensação no TikTok por lembrar o bruxo mais...

Streaming e cinema aquecem férias de julho com estreias aguardadas e sucesso de “F1 – O Filme”

Plataformas como Netflix, Disney+ e HBO Max apostam em sequências e blockbusters. Nos cinemas, F1 leva público às salas...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Ozempic e similares: canetas para emagrecer são seguras? E servem mesmo para aumento peniano?

specialistas alertam para o uso indevido de semaglutida e liraglutida, substâncias que viraram febre nas redes sociais, mas cujo...

Gaguim amplia agenda legislativa com foco em proteção social, sustentabilidade e direitos do consumidor

Deputado do Tocantins atua em comissões estratégicas da Câmara e acompanha propostas com impacto direto na vida de famílias...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img