Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Saiba como será a comemoração de 7 de setembro nas principais capitais

Nesta quinta-feira, 7, acontece um feriado único na história. Em 7 de setembro o Brasil comemora seus 201 anos como uma nação independente. Para marcar a data, estados pelo Brasil realizam nesta quinta desfiles militares o que deverá atrair milhares de pessoas para os locais de comemoração. 

Abaixo, confira o que acontece nas principais capitais do país

Brasília

Em Brasília, o Dia da Independência do Brasil será celebrado com o Desfile Cívico de 7 de Setembro, com início previsto para às 9h desta manhã. O desfile contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terá como slogan Democracia, Soberania e União. 

Segundo o apurado pelo DT, a comemoração prevê reunir cerca de 30 mil pessoas. A segurança será reforçada em toda a área da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. 

A comemoração contará com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes, blindados, veículos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica – incluindo a Esquadrilha da Fumaça.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deverá fazer discurso e nem comparecer ao desfile em São Paulo. Após o evento na capital federal, ele embarca para a Índia, onde participará da reunião do G-20 na próxima semana.

Tocantins 

Em Palmas, capital do estado, são previstas cerca de 3 mil pessoas, entre civis e militares, que participarão do tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. A concentração acontece na ala sul da Praça dos Girassóis, na Avenida LO-01, sentido Leste-Oeste, a partir das 18 horas. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

A programação começará às 16h30, com a concentração dos pelotões e revista das tropas. A expectativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas participem desse importante momento de resgate da história da nação. Para acomodar melhor o público, foram instaladas arquibancadas no local.

Avenidas interditadas

Em virtude da movimentação, durante o desfile cívico, algumas avenidas nas proximidades da Praça dos Girassóis serão interditadas, a partir das 15 horas: Avenida Teotônio Segurado, trecho entre a LO-01 e a LO-03 nos dois sentidos (norte e sul); Avenida NS-01, sentido sul-norte, entre a LO-01 e a Avenida JK; LO-01 nos dois sentidos da NS-01 à NS-02; Avenida LO-02 sentido oeste e leste entre a NS-01 e a NS-02; NS-02 no sentido norte/sul da LO-01 à LO-02; e NS-02 nos dois sentidos da LO-01 à Avenida JK.

Rio de Janeiro 

No estado do Rio de Janeiro, serão mais de 50 ruas e avenidas da região central, interditadas, a partir das 15h desta quinta. O desfile acontecerá na Avenida Presidente Vargas, agora às 9h. 

São Paulo 

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vão dividir o palanque da celebração do 7 de setembro na capital paulista. A previsão é que a cerimônia siga o protocolo, para resgatar o espírito cívico da data e evitar um caráter político.

O evento em São Paulo começou às 8 horas, no Sambódromo do Anhembi. São esperados a participação de até 30 mil pessoas nas arquibancadas.

A cerimônia começou com o hasteamento da bandeira e com a revista às tropas por Tarcísio, Nunes e oficiais-generais das Forças Armadas na Avenida Olavo Fontoura. Em seguida, as autoridades compuseram o palanque da comemoração.

Goiânia 

O desfile cívico-militar em Goiânia começou às 8h e termina às 12h, e terá a participação de bandas de escolas, além de militares e membros das forças de segurança estadual e municipal.

Ao todo, mais de 3 mil militares, policiais, bombeiros e guardas civis vão desfilar para o público presente. O trânsito no local vai sofrer alterações durante o evento, previsto para até às 11h30. 

Piauí 

A concentração oficial aconteceu em Teresina na Avenida Marechal Castelo Branco, a partir das 7h desta quinta. De acordo com o governo do estado, a expectativa de público para o evento é de 35 mil pessoas, sendo que 5 mil vão participar do desfile.

Pará 

Vias de Belém terão trânsito alterado em 31 pontos durante o desfile cívico-militar. Os 31 pontos em vias próximas ao local foram interditados por volta das 5h da manhã e seguem até às 13h.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img