Nesta última quarta-feira, 16, por meio das redes sociais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou a indicação da senadora tocantinense Kátia Abreu (PP-TO), para representar a Casa na Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Além de Kátia Abreu, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), do Maranhão, também foi indicada.
Instituída em setembro de 2021 pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado CTE tem a finalidade de ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.
A atuação da comissão será feita em duas etapas, sendo a primeira voltada à análise do plano de ação do TSE para ampliar a transparência do processo eleitoral. Já a segunda se destina a acompanhar e fiscalizar todas as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo, podendo opinar e recomendar ações adicionais para garantir a máxima transparência na atuação da Justiça Eleitoral.
Após ser indicada, Kátia Abreu comentou: “Venho comunicar ao povo do Tocantins e aos brasileiros que tenho a honra e a responsabilidade de integrar a Comissão de Transparência das Eleições – CTE, em uma das três vagas destinadas ao Congresso Nacional – por indicação do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).”
Cabe ao Parlamento indicar três representantes à Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Anteriormente apenas o ex-senador Antonio Anastasia, fazia parte do colegiado.
“Com a certeza do trabalho que desempenharão e para valorizar ainda mais a representatividade feminina, indiquei as senadoras Eliziane Gama e Kátia Abreu como representantes do Congresso e do Senado nas vagas destinadas a este Parlamento na Comissão de Transparência das Eleições“, divulgou Pacheco em seu Twitter.
Relacionado
Link para compartilhar: