Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

TAC firmado entre MPTO e produtores rurais prevê pagamento de multa e recomposição de áreas protegidas

A Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia firmou na última sexta-feira, 16, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com dois produtores rurais. O documento foi assinado para pôr fim a três inquéritos civis públicos e cinco ações civis públicas referentes a duas propriedades rurais.

Todas as ações e procedimentos instaurados pelo Ministério Público do Tocantins apuravam desmatamentos em áreas ambientalmente protegidas, ausência de licenciamentos para atividades agroindustriais e problemas com barramentos e outorgas.

O TAC prevê a recomposição de áreas de reserva legal e de preservação permanente, regularização das licenças ambientais e de outorgas para utilização dos recursos hídricos.

Em 90 dias, os produtores deverão encaminhar ao MP cópias das licenças, outorgas ou requerimentos dirigidos ao órgão ambiental, com a finalidade de efetivar a regularização ambiental das propriedades. No mesmo prazo, deverão apresentar ao MP a forma de regeneração, quais espécies serão plantadas e quem vai executar o projeto de plantio.

A recomposição e a restauração da área de reserva legal deverão ser concluídas em prazos que vão até cinco anos. O projeto de restauração das áreas degradadas também deverá ser apresentado em 90 dias.

Com a assinatura do TAC, os produtores se comprometem também a suspender ou a manter suspensas quaisquer atividades agroindustriais em áreas ambientalmente protegidas.

Entre outras obrigações, os compromissários devem, ainda, submeter o processo de recomposição ambiental ao Naturatins, regularizar a atividade de agricultura irrigada e estabelecer boas práticas de segurança de barragens (promovendo inspeções de segurança e fazendo revisões periódicas).

Os produtores vão pagar ainda valores pelos danos difusos causados ao meio ambiente, que serão destinados a projetos socioambientais, como as atividades realizadas pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado.

O TAC foi proposto pelo promotor de Justiça José Pinheiro Brandes Júnior, titular da Promotoria Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎤 Gio Lisboa lança “Fora da Plateia” em cidades do Brasil e Europa: “Quero que as pessoas vivam essa experiência comigo”

Com mais de 852 milhões de visualizações no YouTube, 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 5,7 milhões de...

Suplementos viram aliados de quem busca força e definição: veja como escolher suplementos para ganhar massa com segurança

Tem gente que jura que é só tomar um pozinho mágico e virar um monstro de academia da noite...

Cotação do boi gordo no Tocantins recua após semanas de alta: clima e oferta explicam tendência

Especialistas apontam que a menor procura de frigoríficos e o aumento da oferta de animais prontos para abate influenciam...

Eduardo Gomes e Dorinha aparecem empatados na liderança pela disputa ao governo, diz pesquisa

Levantamento mostra cenário indefinido, com alta taxa de indecisos e influência crescente do governador Wanderlei Barbosa, fora da disputa A...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Promoções com sorteios impulsionam vendas no Tocantins, mas exigem autorização legal: conheça quem cuida de tudo por você

Em um cenário econômico desafiador, o varejo no Tocantins tem buscado estratégias para manter o fluxo de clientes e...

Marinha do Brasil determina adequação de balsas entre Aguiarnópolis e Estreito por excesso de passageiros

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), determinou a adequação imediata da operação de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img