Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Tentativa de emplacar projeto de lei de mobilização nacional é vista como golpe; Dorinha é contra o PL

A tentativa do líder do PSL na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo, de emplacar nesta última terça-feira, 30, um projeto de lei que, caso fosse aprovado, ampliaria os poderes do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, não foi bem vista por líderes partidários. A deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO), afirmou ‘ser’ contra o projeto, devido à grande crise sanitária vivida pelo mundo todo e em especial no Brasil. 

A ideia segundo a imprensa nacional teria sido apresentada em reunião de líderes partidários, mas não houve acordo para debater a pauta da sessão de hoje. Deputados de oposição ao plano, inclusive, chamaram a proposta de “golpe”.

A iniciativa daria ao presidente o poder de acionar o dispositivo da chamada “mobilização nacional”, que está previsto na Constituição e foi regulamentado para o caso de agressão estrangeira.

“Sou contra esta ideia. Uma vez não existe momento para isto. As pessoas estão morrendo, não temos sequer medicamentos para entubamento. Não pode ser feito, temos que reagir”, defendeu a democrata ao Diário Tocantinense. 

Segundo ainda o projeto, porém, esse mecanismo poderia ser habilitado diante da “situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente de pandemia” e “de catástrofes de grandes proporções” causados por eventos da natureza.

Desta forma, o chefe do Executivo poderia decretar medidas como a intervenção nos fatores de produção públicos e privados, além de convocar militares e civis para operações impostas pelo governo federal, entre outras. O projeto também previa que Bolsonaro, como presidente da República, teria o poder de definir o “espaço geográfico do território nacional” em que as restrições anti-Covid seriam determinadas.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img