Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Tiago Dimas e Kátia Abreu dizem esperar que TCU estabeleça 75% do valor da outorga do leilão da BR-153 em obras para o Estado do Tocantins

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 27, concedida a imprensa a senadora Kátia Abreu (PP), e o deputado federal, Tiago Dimas (SD), trataram sobre a concessão pública do trecho da BR-153, que liga Aliança do Tocantins a Anápolis no Goiás. O edital do Ministério da Infraestrutura desprestigia o Tocantins em relação aos outros prazos de duplicação da rodovia. O Tribunal de Contas (TCU), analisa hoje, a representação da bancada.

A primeira falar na coletiva, Kátia Abreu disse que estaria tratando sobre o edital desde o ano passado com o ministro Tarcísio de Freitas, sobre possibilidade de mudança no documento com a intenção de equilibrar na mesma balança o Tocantins e o Goiás no que diz respeito ao recebimento de benefícios.

“90% da bancada tem buscado esse acordo. Buscamos o desenvolvimento regional. Queremos um edital igualitário que beneficie todos nós”, disse ainda Kátia explanando os motivos que levaram a bancada a procurar o TCU. 

Previsão de analise hoje pelo TCU

O Coordenador da bancada federal, Tiago Dimas lembrou a proposta inicial de Freitas que busca utilizar possível ágio do leilão com diferença no mínimo preço fixado no lance para serem investidos no Tocantins. “Um acordo que tudo indica ser meramente político, entendemos que nossa posição é ser contra”. Comentou. 

Segundo o parlamentar a esperança da bancada é que o órgão de contas, estabeleça uma decisão que apresente proposta desta vez com o valor arrecadado na outorga para ser destinado ao estado.

Kátia diz que bancada está pronta para judicializar o processo

No projeto inicial o Tocantins será beneficiado apenas com 179 km de trecho duplicado e o Goiás com 448 km. Abreu diz ter confiança no resultado proferido pelo Tribunal de Contas da União que julgará hoje o apelo dos parlamentares.

“Se tivermos um desgosto, nós iremos a justiça. Estamos tudo pronto”, destacou a parlamentar em coletiva.

Mauro Carlesse na mira

Os dois parlamentares miraram o governador, Mauro Carlesse (PSL), em relação suposta falta de movimentação dele no processo de concessão da BR-153. “A reunião deles com o ministro é para tirar fotos e enganar a população”, ironizou.

Para Kátia a ida de Carlesse a Brasília seria tão somente acompanhar o seu processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre abuso de poder político e econômico no mandato tampão que acontecerá no próximo dia 30.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img