Em videoconferência realizada com os secretários municipais da área de desenvolvimento econômico das regiões econômicas do Bico do Papagaio, Norte e Médio Norte, na sexta-feira, 24, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recomendou, de acordo com decreto do governador, a abertura do comércio local, adotando as recomendações das organizações de Saúde, para evitar um colapso financeiro no Estado.
Conduzida pelo próprio gestor, a videoconferência foi intermediada pelo Superintendente Márcio Ferreira, acompanhada pela diretora da Indústria, Comércio e Serviços, Geanny Pinheiro e técnicos da pasta.
A recomendação de abertura do comércio foi dada pelo secretário baseada em sondagens realizadas pelo departamento de Inteligência de Mercado da pasta, junto às empresas do Estado. O levantamento apontou que 51% destas empresas não tem mais condições de suportar com as portas fechadas. “A maioria destas empresas, 64%, tem até 20 funcionários e são responsáveis por movimentar a economia do Estado”, lamentou Tom Lyra.
O levantamento demostrou ainda, segundo o secretário, que 73% dos entrevistados nos municípios, sobretudo, empresários e comerciantes, estão totalmente insatisfeitos com esta situação.
“Então baseado no último Decreto do governador Mauro Carlesse que recomendou a abertura gradual do comércio, eu, como secretário estadual, peço que indiquem aos seus prefeitos a flexibilização das medidas de isolamento, tendo em vista, que em muitos municípios, ainda não há nenhum caso de Covid-19 registrado”, pontuou Lyra.
Medidas
O secretário discorreu ainda sobre as medidas adotadas no âmbito do governo federal e estadual que visam reduzir os impactos causados pela pandemia como as linhas de crédito oferecidas pelo Governo do Tocantins, através da Agência de Fomento destinadas às micro e pequenas empresas que contemplam também o ramo do turismo, através do Fungetur.
Lyra destacou ainda a linha de crédito especial com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) que está disponibilizando R$ 2 bilhões de reais às empresas, com taxas de juros de 2.5% ao ano. Além do Auxílio Emergencial que está sendo pago pelo Governo Federal.
Tom Lyra frisou a importância destas informações chegarem até a ponta, destacando preocupação com o percentual de 34% dos tocantinenses sem acesso à Internet. Além disso, 29% da população adulta do Tocantins não tem conta em Banco.
“Nós precisamos identificar onde estas pessoas estão. É preciso criar um canal para que estas informações cheguem até esta camada da população, e cada gestor municipal tem um papel importantíssimo neste sentido para fazer as informações chegarem até o setor produtivo e a esta camada da população”, disse.
Participação
A videoconferência contou com a participação de 66 cidades, representando três regiões do Estado (Bico do Papagaio, Norte e Médio Norte). Além de trocar informações com o secretário, os gestores apresentaram o impacto da pandemia em seus municípios. “Neste momento que a nossa economia está em queda livre a junção destes poderes é importantíssima para nos ajudar a enfrentar esta situação tão crítica”, disse o secretário de Administração de Esperantina, Adolfo Bispo.
Ao final, o secretário agradeceu a participação e se colocou à disposição dos municípios, para criar soluções visando a retomada da atividade econômica do estado do Tocantins. “Esta é a recomendação do governador Mauro Carlesse para que nós, da Indústria e Comércio, possamos estar juntos com vocês, neste momento desafiador. Nós queremos ser o apoio dos municípios para que o estado não pare e retome logo toda a atividade econômica”, finalizou. (Assessoria de imprensa)
Relacionado
Link para compartilhar: