Ao Diário Tocantinense, a assessoria de imprensa do Grupo Uniesp afirmou que a universidade está dando suporte aos alunos que não possuem computador ou internet em casa. A solução é oferecer aos alunos alternativas locais, como os laboratórios da faculdade, em horários alternativos, respeitando o isolamento. A Uniesp também garantiu que, após pandemia, fará um processo de revisão dos conteúdos.
No dia 17 de março foi publicada a portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 343, que suspendeu, por 30 dias, as atividades presenciais e determinou que as instituições de ensino oferecessem atividades remotas como medida para que o ensino não parasse por decorrência da pandemia. No dia 15 de abril uma nova portaria foi publicada, a nº 395, prorrogando por mais 30 dias a determinação, além dos decretos estaduais sobre o tema.
Segundo a ascom a Uniesp está atenta para poder agir da melhor forma mediante tantas incertezas. “A instituição criou todos os meios possíveis para que os alunos possam participar das atividades de ensino a distância. A orientação é que as atividades acadêmicas não sejam suspensas. O serviço continua sendo prestado, mas a forma mudou”, afirmou.
Para atender o aluno que não tem acesso, a assessoria de imprensa disse que a universidade oferece alternativas locais. “Como os laboratórios da faculdade, em horários alternativos e respeitando o isolamento. Os diretores fizeram o levantamento de quais alunos iriam necessitar desse serviço para que tudo fosse feito em segurança”, disse.
Segundo a ascom, foi criada toda estrutura para dar suporte online aos alunos e professores. “Criamos dentro da nossa ferramenta de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) uma estrutura para dar suporte aos professores e aos alunos. Foi feito um levantamento sobre o aproveitamento dessas aulas com os alunos que estão utilizando a ferramenta e mais de 80% responderam que estão satisfeitos com as medidas tomadas”, enfatizou.
De acordo com a ascom, o fato de haver credenciamento de cursos a distância mostra que o método é eficiente se bem aplicado. “Os professores estão trabalhando com os alunos todos os conteúdos de ensino. Terminada a pandemia, a instituição fará um processo de revisão desses conteúdos e uma análise de diagnóstico para sanar as dificuldades que porventura os alunos ainda tenham e oferecer o reforço necessário”, frisou.
Descontos
Porém, segundo a Uniesp, não há previsão de descontos nas mensalidades dos estudantes. A Nota Técnica elaborada pelo Procon Tocantins, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Defensoria Pública e Procon Palmas, informa como as instituições devem proceder no caso específico de cada modalidade de ensino, assim como descontos, mensalidades, reposição de aulas, métodos de ensino e cancelamento de contratos.
Informa como as instituições devem proceder no caso específico de cada modalidade de ensino, assim como descontos, mensalidades, reposição de aulas, métodos de ensino e cancelamento de contratos.
Relacionado
Link para compartilhar: