No final da tarde dessa segunda-feira, 02, na sede do SECETO, ocorreu uma reunião convocada pelos pré-candidatos à Prefeitura de Araguaína-TO pelo Partido dos Trabalhadores, Valdirene Cesário e Leonildo Dias, junto ao presidente estadual do PT, deputado estadual José Roberto.
Na oportunidade, Valdirene e Leonildo anunciaram a retirada de suas pré-candidaturas para o apoio a candidatura do pré-candidato também do PT, o juiz do trabalho aposentado, Leador Machado.
A reunião contou com a participação do presidente municipal do PT, Edmundo Rodrigues, da Representante da Executiva Estadual do PT, Ana Carneiro, dos pré-candidatos a vereadores do partido, filiados e simpatizantes do PT.
Leonildo e Valdirene ressaltaram a questão da diversidade de pensamentos dentro do PT e que tiram as pré-candidaturas com o objetivo de fortalecer o partido. Ambos revelaram que refletiram e chegaram à conclusão de que o nome de Leador é o mais adequado para sanar as demandas políticas que a conjuntura nacional tem colocado para o Partido dos Trabalhadores.
Em reuniões anteriores, o ex-pré-candidato à prefeitura, Oliveira Martins, já havia desistido de sua pré-candidatura para declarar apoio ao candidato escolhido pelo partido. Ele também esteve presente na reunião e anunciou sua pré-candidatura ao legislativo municipal pelo PT.
A notícia foi recebida com muito entusiasmo pelos participantes da reunião, visto que tal gesto de grandeza, tanto de Leonildo como de Valdirene foi observado como uma atitude de fortalecimento e de unidade do PT de Araguaína, sendo esse mais um avanço para consolidação do partido no município como força política real.
O presidente do PT municipal, Edmundo Rodrigues, agradeceu e apoiou a grandeza dos pré candidatos que retiram suas candidaturas e que declararam apoio ao Juiz Leador Machado. Agradeceu ainda ao deputado estadual Zé Roberto e ao deputado federal Célio Moura, que ajudaram a conduzir esse processo. Ele acolheu o agora pré-candidato oficial do PT, Leador Machado, afirmando que agora é construir o plano de governo de forma coletiva, visitando os bairros e ouvindo as demandas da sociedade araguainense, principalmente da classe trabalhadora.
O juiz do trabalho aposentado, Leador Machado, agradeceu o apoio dos demais pré-candidatos e de toda a militância. Reconheceu a grandeza do gesto e disse que de agora pra frente todos irão caminhar juntos nesse projeto coletivo. Leador Machado destacou que ele se coloca como uma ideia e como ferramenta do Partido dos Trabalhadores para combater a desigualdade social, econômica e política arraigada na sociedade araguainense.
O partido, desde a candidatura a prefeito do atual deputado federal Célio Moura não disputava o poder Executivo Municipal e vinha à reboque das candidaturas de outros partidos.
O PT estadual e o PT de Araguaína já vinham de um fortalecimento pela vitória eleitoral em 2018 em 111 municípios no Estado na disputa pelo Executivo Federal, onde Haddad ficou à frente de Jair Bolsonaro. Além da importantíssima eleição do deputado federal Célio Moura.
O PT de Araguaína hoje conta com mais de mil filiados e tem se estruturado desde a última etapa municipal do Processo de Eleições Diretas (PED), passando por uma reestruturação e uma nova orientação política que visa o amadurecimento e a consolidação do PT como partido protagonista da dinâmica política. (Assessoria de imprensa)
Relacionado
Link para compartilhar: