A Associação de Veículos de Comunicação do Tocantins- Avecom, divulgou na manhã desta quinta-feira 18, uma carta aberta pedindo a sensibilidade dos governantes no que diz respeito ao trabalho essencial da imprensa.
De acordo com o documento os poderes executivo e legislativo precisam encontrar uma solução para o problema de falta de pagamentos e de recursos para área.
Confira na íntegra a nota:
A imprensa é um serviço essencial nessa pandemia, assim como médicos, enfermeiros, bombeiros e policiais militares. Não é só falácia nem proselitismo pois está reconhecida em lei. Não os blogueiros alinhados com o pensamento de determinado grupo político, nem os sites de Fake News que buscam destruir reputações e construir narrativas. Mas o jornalismo profissional, feito por veículos de comunicação que há décadas estão no Tocantins e que têm compromisso com a verdade, com a apuração honesta e divulgação dos fatos da forma mais imparcial possível.
A imprensa livre e forte é essencial para informar através de fontes oficiais e confiáveis, o que ocorre em meio à maior crise sanitária e financeira dos últimos 100 anos. Temos a obrigação com o nosso público de divulgar tanto os fatos positivos, quanto os fatos negativos acerca dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada e que medidas estão sendo tomadas para resolver os gravíssimos problemas que vimos enfrentando.
Dito isso, nos preocupa sobremaneira a escassez dos recursos públicos voltados para o setor, tanto com relação às campanhas publicitárias, que complementam a função de informar à população e ao mesmo tempo são uma importante fonte de receita para que os veículos profissionais de comunicação continuem oferecendo um trabalho de qualidade, quanto as linhas de crédito, fundamentais para que atravessemos esta pandemia sem demitir nossos funcionários, que se arriscam diariamente para levar as notícias aos leitores, ouvintes e telespectadores
Assim sendo, pedimos a sensibilidade dos nossos governantes, principalmente dos poderes Executivo e Legislativo para encontrar uma solução para este problema. Do contrário vamos ver empresas fechando, profissionais sendo demitidos e os gabinetes do ódio tomando conta do cenário da comunicação, com consequências imprevisíveis, principalmente para os mandatários do Estado.
O remanejamento de recursos para a Comunicação Social é fundamental para que continuemos desenvolvendo o nosso trabalho com qualidade, isenção, honestidade e imparcialidade necessários ao povo tocantinense de norte a sul do estado.
Da mesma forma, se faz necessária a finalização do processo de licitação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas, que já dura nove meses. Tão importante quanto, por todos os motivos elencados acima.
Palmas-TO, 17 de junho de 2020.
Assinam os seguintes membros da AVECOM – Associação Tocantinense dos Veículos de Comunicação, através dos seus representantes,
Márcio Rocha
Folha Capital
Maju Cotrim
Gazeta do Cerrado
Arnaldo Filho
AF Notícias
Alex Câmara
Orla Notícias
Wibergson Gomes
O Girassol
Fátima Fernandes
Portal Stylo
Hércules Dias
Portal HD
Sérgio Barbosa
Portal Agora-TO
Joana Castro
O Jornal
Edson Rodrigues
Paralelo 13
Alessandro Ferreira
Agência Tocantins
Paulo Palmares
A Voz do Bico
Fred Alves
Centro Norte Notícias
Ricardo Fernandes / Eduardo Gomes
Diário Tocantinense
Wesley Silas
Portal Atitude
Tasso Antônio
Folha do Bico
Bruno Alves Gomes
Bico 24h
Raimundo Lira
Poptvnews
Jaciara Barros
Portal Jaciara Barros
Assinam ainda os seguintes veículos não integrantes da AVECOM, através dos seus representantes:
Marcos Pimenta
Rádio Líder FM
Marcelo Macedo
Sucesso FM
João Victor
Gazeta Tocantinia
Antônio Reis
Portal Gazeta do Bico e Rádio FM Fênix
Raimundo Silva de Oliveira
Sistema Dimensão FM
Saulo Póvoa
BR FM Alvorada
Bernardino Rodrigues de Sousa
Tribuna do Interior
Relacionado
Link para compartilhar: