Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

BRK orienta população sobre problemas ocasionados por ligações irregulares de água de chuva na rede de esgoto

O período chuvoso teve início no Tocantins e a BRK chama atenção da população para os cuidados com a rede de esgoto durante os meses de novembro a abril. O alerta é para o lançamento da água da chuva na rede, pois o descarte irregular pode causar diversos transtornos, como extravasamentos e entupimentos na rede pública, que podem refletir em problemas dentro dos imóveis.

A engenheira da BRK, responsável pela manutenção de redes e reservação de Palmas, Márcia Araújo, explica que como funcionam as redes de esgoto e a diferença entre drenagem.

“É importante verificar se na sua casa a tubulação está adequada. É preciso ficar atento para que a água de chuva não seja destinada a rede coletora de esgoto por meio de ralos, calhas, tanques, canaletas, caixas de passagem, gordura ou similares. A destinação da água da chuva na rede coletora de esgoto é proibida por lei municipal e danifica o sistema de coleta e afastamento de esgoto. Portanto, promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com a recomendação da concessionária, é uma contribuição importante para a preservação do meio ambiente e a saúde da sua família”, pontuou.

Saiba a diferença entre drenagem e esgoto

A rede de drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das “bocas de lobo”, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas, espalhadas pelas ruas da cidade. Portanto, as água de chuva das residências devem ser direcionadas para a rua, onde irão encontrar as “bocas de lobo”. Já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários, advindos de pias, vasos sanitários e tanque, por meio das ligações que interligam as residências à rede pública.

“O volume de água de chuva é bem superior ao de esgoto doméstico, por isso, as galerias de águas pluviais são maiores. Por se tratar de água pluvial, não é necessário tratamento para serem destinadas ao meio ambiente, diferente do esgoto que precisa ser encaminhado a uma estação de tratamento para que, somente após se adequar a todos os parâmetros e não oferecer nenhum risco ao meio ambiente, seja devolvido aos lagos, rios ou córregos”, explica a engenheira.

Vistorias

Para identificar ligações irregulares, a concessionária realiza visitas aos imóveis, com vistas a identificar se as águas de chuvas estão interligadas à rede de esgoto. Em alguns casos, utiliza teste de fumaça, que consiste em no uso nebulizadores de alta capacidade que impulsionam a fumaça produzida por um líquido diretamente na rede. A introdução da fumaça ocorre através do Poço de Visita (PV) / bueiro e tem por objetivo identificar a ocorrência de irregularidades ou detectar falhas de estanqueidade (vazamentos) em PV’s e Caixas de Inspeção (CI).

Nas residências onde são identificados possíveis problemas na rede de esgoto, a concessionária notifica moradores e orienta que as águas da chuva não devem ser lançadas na rede de esgoto, a fim de evitar transtornos a sociedade e meio ambiente.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Assembleia aprova requerimentos de Vilmar de recuperação de estradas na região Norte e Centro-Norte

No encerramento dos trabalhos do primeiro período da 3ª sessão legislativa da 10ª legislatura, o plenário da Assembleia aprovou...

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img