Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sexta-feira 11, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

PF deflagra 2º etapa de operação que investiga crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro na SES

 A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 22, a “Operação AUTOIMUNE 2” com o objetivo de apurar possíveis crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro possivelmente praticados por empresários, agentes públicos e agente político do Estado do Tocantins no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o apurado pelo DT, Policiais Federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Palmas/TO, todos expedidos pela 4a Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Tocantins.

Suspeitas

O Inquérito Policial apura suspeitas de conluio para fraudar licitações na realização de processo licitatório da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins, direcionar contratos e desviar recursos públicos mediante um superfaturamento potencial de aproximadamente R$2.000.000,00 (dois milhões de reais). Além disso, objetiva-se esclarecer a suspeita de que determinado agente público estaria ocultando bens e valores de origem ilícita.

Trata-se de um desdobramento da Operação Autoimune, deflagrada no dia 03 de agosto de 2023 pela Polícia Federal, que contou com a cooperação da atividade fiscalizatória da Controladoria Geral da União (CGU).

Em nota a Polícia Federal, afirmou que nesta nova etapa da fase de investigação criminal, está direcionando esforços para elucidar as possíveis existência e atuação da organização criminosa que levou prejuízo à Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. 

Os suspeitos poderão ser indiciados e responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, frustração do caráter competitivo de licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que somadas podem chegar a 50 anos de reclusão, além da perda de bens e valores suficientes para a reparação do dano decorrente da infração penal.

O termo AUTOIMUNE, que dá nome a essa Operação, foi escolhido em referência ao fato de que em vez de cumprir o dever funcional zelar pelo bem público, os servidores públicos envolvidos estariam “atacando” a Secretaria de Saúde, ao concorrerem para o desvio de recursos públicos.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Nonatão da 4 é empossado vereador de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta terça-feira, 8, Sessão Solene de Posse do vereador Raimundo Nonato Ribeiro De...

Roda Literária homenageia trajetória de Antônio Oliveira com lançamento de cinco obras em Palmas

A 46ª edição da Roda Literária, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP),...

Lago Center Shopping de Araguaína alcança 1 milhão de visitantes em seis meses

O Lago Center Shopping de Araguaína inaugurou há exatos seis meses e já conquistou um dado expressivo no fluxo...

MPF instala Mesa Permanente pela Regularização Fundiária e Defesa dos Territórios Tradicionais no Tocantins

O Ministério Público Federal (MPF) sediou, nesta semana, em Palmas (TO), a primeira reunião da Mesa Permanente da Política...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tragédia no céu de Nova York: helicóptero cai no Rio Hudson e mata CEO da Siemens Espanha, sua esposa e três filhos

Na tarde de quinta-feira, 10 de abril de 2025, o céu de Nova York foi palco de uma tragédia...

Eduardo Gomes destaca união política e potencial do agronegócio tocantinense com presença do Globo Rural

O agronegócio do Tocantins tem ganhado destaque nacional, evidenciado pela recente cobertura do programa Globo Rural sobre iniciativas inovadoras...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img