Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

"Evangelho de fariseus" | Exploração sexual de crianças na Ilha de Marajó ascende alerta em todo o País; entenda o caso

Durante a participação no reality evangélico Dom, a cantora evangélica Aymeê Rocha cantou uma música autoral fazendo referência ao tema de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó. Depois, aos jurados do programa, ela disse que o local, onde mora, sofre com problemas de tráfico de órgãos e “pedofilia em nível hard”:

As criancinhas de 6 e 7 anos saem numa canoa e se prostituem no barco por R$ 5″, afirmou Aymeé no vídeo, que já teve mais de 2 milhões de visualizações.

A repercussão do vídeo acendeu um alerta sobre a região do que diz respeito à situação precária na Ilha, já que a violência sexual contra crianças e adolescentes no Marajó é uma realidade grave e reconhecida tanto pelo MPF (Ministério Público Federal) como pelas promotorias estaduais do Pará. 

Segundo dados do MP-PA (Ministério Público do Pará), foram abertos 550 processos de crimes cometidos contra crianças e adolescentes em todos os 17 municípios do arquipélago do Marajó em 2022 ? média de 1,5 registro por dia. A estatística inclui dados do município de Oeiras do Pará, que passou a ser considerado parte do Marajó em janeiro daquele ano.

O número representa um crescimento de quase 3% em relação a 2021, quando foram abertos 534 processos sobre crimes desse tipo.

O principal delito registrado foi o de estupro de vunerável, com 407 casos em 2022;

Em seguida, aparecem os casos de estupro, com 111 registros;

Também foram registrados 16 casos de importunação sexual, 13 de assédio sexual, cinco de “favorecimento da prostituic?a?o ou outra forma de explorac?a?o sexual de vulnera?vel” e cinco de “satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente”.

 

Na canção, a artista também alegou que haveria casos de tráfico de órgãos na região. O MPF, que trata de ocorrências internacionais e virtuais, e as promotorias de Justiça estaduais do Pará, representadas pelo MP-PA, no entanto, nunca registraram denúncias desse tipo de crime nas cidades do arquipélago.

Desinformação 

A viralização do vídeo da artista também fez com que ressurgissem nas redes uma série de peças de desinformação sobre a Ilha de Marajó:

Um vídeo que mostra dezenas de crianças sendo transportadas em um carro no Uzbequistão, por exemplo, tem circulado como se fosse uma prova de tráfico de crianças na região;

Outra gravação que vem sendo descontextualizada é a que mostra um homem abusando sexualmente de uma criança de seis anos em um barco junto da legenda “passeio na ilha do Marajó”. O vídeo, no entanto, foi feito no Mato Grosso do Sul em 2021;

Usuários também têm criticado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter revogado o programa Abrace o Marajó em 2023. As publicações, no entanto, omitem que o plano foi, na verdade, substituído por outro, de nome Cidadania Marajó.

A viralização de conteúdos alertando sobre situações de exploração infantil no Marajó misturada a uma onda de peças desinformativas e denúncias sem provas tem preocupado o Governo Federal, Estadual, bem como as autoridades do país. 

A Advocacia-Geral da União se prontificou a investigar a existência de uma rede de desinformação sobre a Ilha. Além disso, o Governo Federal apura as denúncias para desarticular as redes de tráfico humano e exploração sexual infantil em todo o país.

Nesta segunda, 26, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) do Senado, marcou uma reunião para esta quarta-feira (28), às 14h30, para votação de pelo menos quatro requerimentos previamente pautados, entre eles o que solicita a realização de diligência para a Ilha de Marajó, a fim de investigar a acusação de exploração infantil (REQ 4/2024). A reunião também servirá para apresentação do Relatório de Atividades da Comissão no Biênio 2019-2020.

O que diz o Governo do Pará?

Em nota oficial, o Governo do Pará afirmou que executa de forma integrada, com outros órgãos estaduais, o combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes, com operações contínuas e campanhas de conscientização e divulgação dos canais de denúncia. 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img