A Ucrânia lançou nesta quarta-feira, 13, pelo segundo dia seguido, uma nova rodada de ataques com drones contra a Rússia, atingindo infraestrutura de energia e refinarias de petróleo em seis regiões do país. O presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista à imprensa estatal, ameaçou novamente usar armas nucleares, caso a segurança do país esteja sob risco.
"Do ponto de vista técnico-militar, a Rússia está pronta para uma guerra nuclear", disse o presidente, durante entrevista à TV Rossiya-1 e à agência RIA.
O ataque feriu duas pessoas e provocou um incêndio nas instalações, operadas pela gigante petrolífera Rosneft. Horas antes, outro bombardeio danificou a refinaria Norsi, da Lukoil, em Nizhny Novgorod, que também pegou fogo.
Segundo agências de notícias russas, o Ministério da Defesa da Rússia interceptou 65 drones em pelo menos seis regiões diferentes. O governador de Voronezh, Alexander Gusev, disse ontem que mais de 40 aeronaves foram destruídas na região desde a noite anterior.
A exportação de petróleo e de gás natural tem sido uma grande fonte de receita para a Rússia desde o início da guerra, sendo também alvo de sanções dos EUA e de aliados europeus. Além do impacto sobre a economia, os ataques de drones ucranianos podem afetar o suprimento de combustível para veículos militares.
Relacionado
Link para compartilhar: