Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Através de ação do Sintet, prefeitura de Presidente Kennedy vai reestabelecer a titularidade dos professores

Após ação de obrigação de fazer ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a prefeitura de Presidente Kennedy vai reestabelecer a titularidade aos profissionais em educação lotados na rede municipal de ensino, conforme estabelece a lei municipal Nº 714/2011, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Educação Básica (PCCR).

O benefício da titularidade tem o objetivo de fomentar a qualificação dos profissionais, adicionando ao salário, gratificação para os educadores que se qualificam, realizando especializações, programas de pós-graduação devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

O Município, através da gestão anterior, retirou os valores de titularidade dos professores no mês de novembro de 2017, situação esta que além de absurda, gerou e ainda gera, prejuízos aos sindicalizados.

Na sentença, o magistrado reconheceu o direito e determinou através de liminar e de forma definitiva, que o Município Requerido restabeleça o pagamento dos valores de titularidade aos professores e determina também o pagamento dos valores de gratificação por titularidade não pagos nos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018 com juros e correção monetária.

De acordo o PCCR, a gratificação por Titularidade deve ser concedida, sobre o vencimento base, uma gratificação calculada à razão de 5% (cinco por cento) e de 20% (vinte por cento), correspondente à duração dos cursos, num total de 180 (cento e oitenta) e 720 (setecentos e vinte) horas, respectivamente. § 1º Os totais previstos no caput poderão ser alcançados em um ou mais cursos, obedecendo ao limite mínimo de 40 (quarenta) horas.

O atual prefeito João Batista Cavalcante não se manifestou contrário à ação e vai restabelecer aos professores que já recebiam a gratificação de titularidade, observando os critérios da lei do PCCR. “O prefeito Batista Cavalcante é um exemplo para os outros prefeitos seguirem, pois o mesmo tem valorizado a categoria, tem valorizado através do pagamento do piso na carreira e de outros direitos aplicados na valorização dos profissionais da educação”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos. 

 

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img