Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 19, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Eclipse Solar desta segunda relembra momento histórico de 1919, "o mais importante da história da Ciência"

Na segunda-feira, 8 de abril, milhões de pessoas em toda a América do Norte puderam presenciar um dos eventos mais raros que existem: um eclipse solar total. Da cidade mexicana de Mazatlán, no litoral do Pacífico, até a Terra Nova, na costa leste do Canadá, a Lua bloqueou totalmente o Sol e lançou sua sombra sobre a Terra, fazendo com que o dia no nosso planeta se torne quase noite.

Esse e outros fenômeno atrai o interesse da ciência, já que oferece um momento único para o estudo da estrela, da atmosfera e de outros fenômenos celestes, como explica Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA); diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil.

“Existem inúmeras histórias e descobertas científicas realizadas durante um eclipse solar, mas nenhuma delas é mais importante que a história do eclipse do sol de 29 de maio de 1919, cuja a observação realizada no Brasil, levaram a comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein e mudaram para sempre a nossa compreensão do Universo”, afirma Zurita. 

De acordo com Zurita ao DT, o Eclipse de 1919 foi um marco na história da Ciência. “Mudou nossos conceitos sobre o Universo e inaugurou a Física Relativista. Albert Einstein passou a ser considerado um dos grandes gênios da humanidade e Sobral nunca mais foi a mesma. A Cidade do Eclipse hoje é uma referência na educação do Ceará e do Brasil. O Museu do Eclipse de Sobral ajuda a manter vivos aqueles momentos que mudaram para sempre o nosso entendimento sobre o funcionamento do Universo.”

Próximo Eclipse 

O próximo eclipse solar total acontecerá no dia 12 de agosto de 2026 e não será visível no Brasil. Sua rota de totalidade passará pelo norte da Espanha, por Portugal, pela Islândia, pela Groelândia e pela Rússia.

A previsão é que a fase total dure 2 minutos e 18 segundos, enquanto o de 2024 se estendeu por 4 minutos e 28 segundos em alguns lugares. No território brasileiro, o próximo será apenas no ano de 2045.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img