Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Três concursos públicos são suspensos após suspeitas de vazamento do gabarito e favorecimento de parentes de autoridades

O Ministério Público do estado do Tocantins emitiu uma recomendação com base em denúncias que apontam supostas irregularidades no andamento do concurso público para a Prefeitura de Mateiros, na região do Jalapão.

Segundo o apurado pelo DT, teriam sido vazado o gabarito para favorecer pessoas ligadas a autoridades e ainda irregularidades na contratação da banca. A gestão atendeu recomendação e o concurso está suspenso.

O edital da seleção, que ofertou vagas para cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior, foi divulgado em janeiro deste ano. As provas aconteceram no dia 3 de março e o resultado final saiu no dia 11 de abril.

Em nota, a Prefeitura de Mateiros informou que a suspensão será mantida até o final da apuração do inquérito civil público ou orientação em sentido contrário do Ministério Público. Sobre as denúncias, explicou que não foi notificado para prestar esclarecimentos. 

O Município de Mateiros/TO suspendeu o andamento do concurso público para provimento de cargos efetivos de nível fundamental, médio/técnico e superior em atenção a recomendação do Ministério Público do Estado do Tocantins.

A suspensão perdurará até o final da apuração objeto do inquérito civil público ou orientação em sentido contrário do Ministério Público.

Até o presente momento, em que a apuração conduzida pelo Ministério Público está em fase inicial, o Município de Mateiros/TO não foi notificado para prestar esclarecimentos de qualquer natureza, judicial ou extrajudicialmente.

O Município de Mateiros/TO, registrando seu compromisso permanente com a moralidade e a legalidade, acompanhará o desenrolar da apuração objeto do inquérito civil público, colaborando com o que estiver ao seu alcance para que os fatos sejam todos esclarecidos.

Outros dois casos 

Outros dois concursos, organizados pela mesma empresa, ICAP – Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa, em Ipueiras e São Valério, também foram suspensos, desta vez pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por irregularidades.

Dentre os problemas apurados no concurso de Ipueiras estão a ausência de pesquisa de preços no processo de dispensa de licitação, sinais de direcionamento da dispensa de licitação para a empresa contratada, ausência de publicação de aviso de dispensa de licitação em site eletrônico oficial e descumprimento de diligência anteriormente realizada junto à essa contratação.

A suspensão do concurso de Ipueiras foi publicada no Diário Oficial Municipal de quinta-feira (11). No texto consta a rescisão do contrato com a empresa ICAP, banca contratada para o certame.

No caso de São Valério foram apontadas divergências nas datas de publicação de contrato, declaração de dispensa de licitação, parecer jurídico e extrato de contratação.

Há ainda indicação de direcionamento da dispensa de licitação para a empresa contratada e ausência de publicação de aviso em site eletrônico oficial da dispensa de licitação.

A prefeitura de São Valério do Tocantins tem um prazo de 15 dias úteis, para apresentar justificativas e documentos pertinentes ao processo e esclarecer o motivo da escolha da modalidade de dispensa de licitação.

Em nota, a prefeitura lamentou a suspensão e disse que a decisão do TCE "causa assombro", pois segundo o município, a mesma relatoria que suspendeu o concurso já havia se manifestado pela legalidade e prosseguimento do certame.

Disse também que adotará, de forma urgente, todas as medidas legais para restabelecer o cronograma regular do concurso, orientou os candidatos a ficarem atentos às divulgações oficiais, afirmando que nenhum candidato ficará prejudicado.

Veja nota da prefeitura de São Valério na íntegra.

O Município de São Valério considerando a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, e, especialmente, com o intuito de preservar a ampla participação dos concorrentes, bem como, afastar um possível esvaziamento do Concurso Público pelas notícias veiculadas, informa que as provas escritas designadas para os dias 13 e 14 de abril estão suspensas.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Adolescentes de 14 e 15 anos são apreendidos após assalto a mercado em Colinas; PM recupera parte dos itens roubados

Ação criminosa no Setor Araguaia II termina com os dois jovens confessando o roubo; simulacro e moto usados no...

STF mantém prisão preventiva de Eduardo Siqueira Campos e nega pedido de conversão para regime domiciliar

Decisão do ministro Cristiano Zanin representa mais um revés jurídico para o prefeito afastado de Palmas, preso desde 27...

EXCLUSIVO | “Harry Potter do arrocha”: cantor baiano viraliza nas redes por semelhança com Daniel Radcliffe e transforma aparência em estratégia de sucesso

Com óculos redondos, cabelo desgrenhado e estilo despojado, Enzo PegadaX virou sensação no TikTok por lembrar o bruxo mais...

Streaming e cinema aquecem férias de julho com estreias aguardadas e sucesso de “F1 – O Filme”

Plataformas como Netflix, Disney+ e HBO Max apostam em sequências e blockbusters. Nos cinemas, F1 leva público às salas...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Ozempic e similares: canetas para emagrecer são seguras? E servem mesmo para aumento peniano?

specialistas alertam para o uso indevido de semaglutida e liraglutida, substâncias que viraram febre nas redes sociais, mas cujo...

Gaguim amplia agenda legislativa com foco em proteção social, sustentabilidade e direitos do consumidor

Deputado do Tocantins atua em comissões estratégicas da Câmara e acompanha propostas com impacto direto na vida de famílias...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img