Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 4, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Três concursos públicos são suspensos após suspeitas de vazamento do gabarito e favorecimento de parentes de autoridades

O Ministério Público do estado do Tocantins emitiu uma recomendação com base em denúncias que apontam supostas irregularidades no andamento do concurso público para a Prefeitura de Mateiros, na região do Jalapão.

Segundo o apurado pelo DT, teriam sido vazado o gabarito para favorecer pessoas ligadas a autoridades e ainda irregularidades na contratação da banca. A gestão atendeu recomendação e o concurso está suspenso.

O edital da seleção, que ofertou vagas para cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior, foi divulgado em janeiro deste ano. As provas aconteceram no dia 3 de março e o resultado final saiu no dia 11 de abril.

Em nota, a Prefeitura de Mateiros informou que a suspensão será mantida até o final da apuração do inquérito civil público ou orientação em sentido contrário do Ministério Público. Sobre as denúncias, explicou que não foi notificado para prestar esclarecimentos. 

O Município de Mateiros/TO suspendeu o andamento do concurso público para provimento de cargos efetivos de nível fundamental, médio/técnico e superior em atenção a recomendação do Ministério Público do Estado do Tocantins.

A suspensão perdurará até o final da apuração objeto do inquérito civil público ou orientação em sentido contrário do Ministério Público.

Até o presente momento, em que a apuração conduzida pelo Ministério Público está em fase inicial, o Município de Mateiros/TO não foi notificado para prestar esclarecimentos de qualquer natureza, judicial ou extrajudicialmente.

O Município de Mateiros/TO, registrando seu compromisso permanente com a moralidade e a legalidade, acompanhará o desenrolar da apuração objeto do inquérito civil público, colaborando com o que estiver ao seu alcance para que os fatos sejam todos esclarecidos.

Outros dois casos 

Outros dois concursos, organizados pela mesma empresa, ICAP – Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa, em Ipueiras e São Valério, também foram suspensos, desta vez pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por irregularidades.

Dentre os problemas apurados no concurso de Ipueiras estão a ausência de pesquisa de preços no processo de dispensa de licitação, sinais de direcionamento da dispensa de licitação para a empresa contratada, ausência de publicação de aviso de dispensa de licitação em site eletrônico oficial e descumprimento de diligência anteriormente realizada junto à essa contratação.

A suspensão do concurso de Ipueiras foi publicada no Diário Oficial Municipal de quinta-feira (11). No texto consta a rescisão do contrato com a empresa ICAP, banca contratada para o certame.

No caso de São Valério foram apontadas divergências nas datas de publicação de contrato, declaração de dispensa de licitação, parecer jurídico e extrato de contratação.

Há ainda indicação de direcionamento da dispensa de licitação para a empresa contratada e ausência de publicação de aviso em site eletrônico oficial da dispensa de licitação.

A prefeitura de São Valério do Tocantins tem um prazo de 15 dias úteis, para apresentar justificativas e documentos pertinentes ao processo e esclarecer o motivo da escolha da modalidade de dispensa de licitação.

Em nota, a prefeitura lamentou a suspensão e disse que a decisão do TCE "causa assombro", pois segundo o município, a mesma relatoria que suspendeu o concurso já havia se manifestado pela legalidade e prosseguimento do certame.

Disse também que adotará, de forma urgente, todas as medidas legais para restabelecer o cronograma regular do concurso, orientou os candidatos a ficarem atentos às divulgações oficiais, afirmando que nenhum candidato ficará prejudicado.

Veja nota da prefeitura de São Valério na íntegra.

O Município de São Valério considerando a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, e, especialmente, com o intuito de preservar a ampla participação dos concorrentes, bem como, afastar um possível esvaziamento do Concurso Público pelas notícias veiculadas, informa que as provas escritas designadas para os dias 13 e 14 de abril estão suspensas.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

O que assistir em julho: estreias nos streamings e programação nos cinemas do Tocantins, Goiás e São Paulo

Filmes, séries, cultura e lazer em um só lugar. Veja os principais destaques nas plataformas digitais e nas salas...

Parceria com SENAI garante formatura de mais de 400 alunos em Paraíso do Tocantins

Com presença da FIETO, evento celebra programas de qualificação profissional que já formaram 2.300 pessoas na cidade A cidade de...

Tocantins gera quase mil novos empregos formais em maio e mantém saldo positivo no ano

Setor de Serviços lidera geração de postos; Palmas concentra maior número de vagas criadas O Tocantins encerrou o mês de...

Tabocão recebe obras de melhoria no sistema de água tratada; Hidro Forte inicia intervenções nesta terça-feira

Intervenções seguem até quinta-feira e visam reforçar abastecimento em áreas mais altas da cidade A Hidro Forte inicia nesta terça-feira...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tá na Mídia: Do pop ao rock nacional — ranking das 50 músicas mais ouvidas no Brasil

Nesta sexta-feira, confira o ranking atualizado das 50 músicas mais executadas no Brasil, compilado por Spotify Brasil, Billboard Brasil...

Rauana Monteiro lança primeiro EP com regravação de sucesso da banda Limão com Mel

A cantora e compositora Rauana Monteiro lança nesta quinta-feira (03) o seu primeiro EP, intitulado Autêntico – EP1. O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img