Colinas do Tocantins completa, no próximo domingo, 21, 64 anos. São décadas de história da Cidade, repletas de cultura e de acontecimentos complexos que tiveram como palco uma grande rota Belém – Brasília.
A cidade ao norte da capital, tem muito para se entender. Para aproveitar a data de homenagem à cidade, o DT resgatou a história da criação através do livro escrito por Italmi Rodrigues da Silva e Maria do Carmo Barros Vinhal – “A Sombra da Estrada”.
“A Sombra da Estrada”
Segundo o livro “A Sombra da Estrada”, falar sobre o processo de origem do povoado e do município de Colinas, implica, necessariamente, em algumas considerações sobre o município de Tupiratins e sobre o garimpo Deserto. Isso ocorre, entre outros motivos, porque foi do município de Tupiratins que Colinas veio a desmembrar-se, quando alcançou sua autonomia administrativa no início dos anos 60. Já o garimpo Deserto, por sua vez, deve sua importância ao fato de ter saído de lá uma boa parte dos primeiros moradores da nova localidade.
Na época, o pedaço de terra que hoje se tornaria colinense, servia apenas como ponto de apoio das pessoas que trabalhavam no garimpo próximo e das passagem no rio Tocantins, que era utilizado por viajantes que se dirigiam à cidade de Balsas, no Maranhão, para aquisição de sal, necessário ao abastecimento de uma vasta área no norte de Goiás e como parada obrigatória de embarcações que navegavam pelo Tocantins. Foi a decisão de várias pessoas em se fixarem no porto para poderem atender as necessidades dos viajantes que acabou dando origem ao povoado.
Marcada a data de 21 de abril de 1960 para a inauguração de Brasília, já em janeiro do mesmo ano o Prefeito José Cirilo de Araújo, de Tupiratins, sede do Município do qual Colinas se desmembraria mais tarde, acertou com o líder político Elias Lopes da Silva, o Vereador Manoel Francisco Miranda, Martinho Pereira Rodrigues, os irmãos Osvaldo e Celso Rodrigues de Sousa, Teodoro de Sousa, Cândido Pedro da Silva, Amadeu de Sousa e outros, a fundação, naquele mesmo dia, de uma nova cidade nas planícies elevadas da margem direita do ribeirão Capivara.
Em 2 de abril de 1962, a Lei Municipal nº 26, da mesma data do Município de Tupiratins, então Estado de Goiás, o Povoado de Nova Colinas foi elevado à categoria de Vila/Distrito, com nome de Colinas de Goiás. Por força de Lei nº 4.707, de 23 de outubro de 1963, colinas de Goiás é elevada a município autônomo, com o mesmo topônimo. Com a criação do Estado do Tocantins, a Assembleia Legislativa, por Disposição do Decreto Legislativo nº 01/89 no Artigo 4º, o Município de Colinas de Goiás, recebe a modificação no topônimo para Colinas do Tocantins.
Atualmente, o município tem uma população de 36 mil habitantes e se destaca pela atividade agropecuária, além dos setores de comércio e turismo.
Programação: Aniversário Colinas do Tocantins
Para comemorar a data, a prefeitura de Colinas do Tocantins preparou uma programação que conta com shows de grandes artistas.
18 a 20 de abril
Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio – a partir das 19h
Quinta, 18
Abertura com apresentações culturais
Momento gospel com Davi Sacer, Samuel Messias e Tânia Castro
Show com Nalbeth e Murilo / Ivo Bambam e Reinaldinho
Sexta, 19
Desfile cívico a partir das 16h
Show com Evoney Fernandes, Rony Sertão, Pedro & Vini, Kaio Fonseca e Dj Lelis
Sábado, 20
Shows com Débora e Gerúsia, Ricardo & Thiago, Diego Souza e DJ Selena
Relacionado
Link para compartilhar: