A prática regular de atividades físicas pode proporcionar resultados que vão além da estética. Segundo o educador físico, Frank Ferrari, os benefícios da musculação também podem ser associados a prevenção de doenças como hipertensão e diabetes e na garantia de mais qualidade de vida.
"A prática de exercício físico além de prevenir várias doenças crônicas, como por exemplo: Pressão alta, Diabetes, entre outros, tem melhoria na qualidade do sono, melhora coordenação motora, diminui o estresse do dia-a-dia, diminui a ansiedade, ajuda no fortalecimento dos músculos, melhorando tanto a postura quanto a flexibilidade, equilíbrio, força e além de tudo promove uma qualidade de vida melhor ao indivíduo", explica o profissional ao Diário Tocantinense.
As atividades, segundo ele, podem acontecer em qualquer ambiente, desde que sob a supervisão de um profissional adequado.
Problemas na coluna X Atividade física
O profissional destaca, também, que pessoas que possuem problemas de coluna precisam redobrar a atenção, não só na hora do exercício físico, como também como uma boa alimentação e acompanhamento médico.
Ferrari aponta seis dicas para aqueles que possuem receio de praticar a musculação por conta de problemas na coluna. Confira:
- Manter seu peso adequado e ter uma alimentação saudável;
- Fazer atividade física no mínimo 3x por semana;
- Sempre realizar um check-up;
- Se caso identificar algum incômodo, procure um especialista no início para evitar que se agrave;
- Sempre fazer exercícios com supervisão de um profissional da modalidade escolhida;
- Não possui restrição alguma sobre a musculação desde que seja acompanhado por um profissional, uma vez que for realizado sozinho pode acabar agravando ainda mais sua lesão
Em alguns casos, Ferrari explica que há a necessidade de uma outra modalidade de atividade, uma vez que existem problemas graves que requerem outro tipo de atenção;
"Depende do quadro de saúde e dos objetivos do praticante há outras modalidades que ajudam a fortalecer a musculatura, como o pilates e hidroginástica, que são atividades com baixo impacto e vai ajudar a diminuir as dores, mas para isso é de suma importância que a pessoa tenha passado por um profissional ortopedista para o diagnóstico adequado", finaliza o profissional ao DT.
Frank Ferrari Cref: 001494 G/TO
Relacionado
Link para compartilhar: