A 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) está prevista para acontecer entre os dias 14 e 18 de maio. Com o tema central “Bioeconomia” como novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo, o objetivo é propor uma discussão atual que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente. A expectativa é atrair mais do que no ano passado, quando 196 mil visitantes estiveram no local.
“Estamos comprometidos em impulsionar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e incentivando a inovação em toda a cadeia produtiva. Acreditamos que a bioeconomia, não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental e o bem-estar social”, afirma Jaime Café, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).
Na edição deste ano os participantes e visitantes encontrarão uma infraestrutura aprimorada. A área total foi expandida para 500 mil m², com mais de 200 mil m² dedicados à exposição, permitindo uma maior participação de empresas e comerciantes. Destaca-se também a ampliação do espaço para as vitrines tecnológicas de sementes de grãos. No parque, estão sendo construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio à beira do lago. A pavimentação adicional contemplará ainda mais de 28 mil m². Este investimento de R$ 23.057.019,45 é proveniente do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e será destinado à pavimentação em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros melhoramentos.
A feira ocorre no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, zona rural de Palmas e saída para Porto Nacional. Os visitantes terão acesso a exposições e vendas de máquinas e animais, além de palestras, minicursos, rodas de conversa em pavilhões com temas diferentes, como agricultura familiar, pecuária e aquicultura. Também haverá exposição de pesquisas, projetos e tecnologias.
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
Até o momento, o governo do estado não divulgou a programação deste ano.
Relacionado
Link para compartilhar: