No mundo, onde o compromisso com a preservação do meio ambiente anda lado a lado com as leis que regem o país, ter uma empresa do segmento ambiental na região se torna fundamental. O cenário, que antes era limitado a grandes estados, hoje chega com tudo no Tocantins. Estado berço, no que diz respeito a recursos naturais.
Para que assuntos do tipo ganhem mais credibilidade e tenham o espaço que precisam no mercado, a engenheira de minas, Ádilla Alves, compartilha que por conta da grande procura e pouco número de empresas que prestam os serviços ambientais, sua decisão de focar nessa área tem sido muito bem recebida no Estado.
“Por ser um curso bastante difícil para ingressar no mercado de trabalho, devido às poucas empresas de mineração no estado, decidi investir na consultoria ambiental e mineral, pois o mercado ambiental cresce a cada dia, devido às novas exigências do governo federal em relação às leis ambientais”, afirma Alves.
A engenheira também destaca que, por conta da demanda, montou exclusivamente uma empresa para prestar consultoria no segmento. “Crie a consultoria ALRE 7 ENGENHARIA, voltada exclusivamente para os serviços ambientais como Licenciamento ambiental, Licença prévia, Licença de instalação e Licença de operação”, afirma.
Ádila explica que a empresa, junto com os serviços citados acima, também elabora estudos de impacto ambiental, serviço que garante o desenvolvimento sustentável, ou seja, a implantação de obras, construções e o desenvolvimento econômico, aliados à preservação ambiental.
“A ALRE 7 também presta estudos de impacto ambiental com diversas finalidades, assim como os serviços de mineração, que vão desde requerimentos de pesquisa, até relatórios de fechamento de mina e as suas condicionantes. Também trabalhamos com laudos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ( PGRS), sendo eles obrigatórios para empreendimentos que produzam resíduos sólidos”, diz.
Tocantins e recursos naturais
Ela destaca que, no estado do Tocantins, onde a ALRE 7 se posiciona como uma líder no segmento, entender como funciona o crescimento no ramo de mineração, se torna fundamental para que não haja impactos significativos ambientais.
“Nosso estado ainda está crescendo no ramo da mineração, comparado com outros estados que são referências nesse quesito, nem sempre um local onde há indícios de minério é viável a extração, por esse motivo, existem as licenças e os requerimentos. É através desse estudo que sabemos se aquele local é viável ou não a extração do minério. Isso vai depender muito do tamanho daquela jazida e do potencial econômico do minério estudado, por isso é fundamental uma pesquisa e estudo por parte do profissional qualificado”.
Ádilla Alves
Ádilla Alves é natural de Colinas do Tocantins e atualmente mora em Palmas, onde gerencia sua empresa ALRE 7. É formada pela Ceulp Ulbra em Engenharia de Minas.
Acompanhe a empresa pelas redes sociais.
Relacionado
Link para compartilhar: