Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Governo Federal adia realização de provas do Concurso Nacional Unificado que aconteceria domingo, dia 5

Sem data definida para realizar o certame, o Governo Federal informou nesta sexta-feira, 3, através da ministra da Gestão, Esther Dweck, que as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", estão adiadas.

Ela declarou nesta sexta-feira, 3. que seria "impossível" a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul neste domingo (5).

A aplicação das provas aconteceria no próximo domingo, 5, em 288 cidades do país. Entretanto, o governo resolveu pelo adiamento em função de que parte dos candidatos do Rio Grande do Sul não teria condições de comparecer ou mesmo de fazer as provas.

De acordo com a minsitra, o governo ainda não resolveu sobre a nova data para aplicar as provas e esta solução deverá ser divulgada nas próximas semanas.

"A conclusão que a gente teve hoje [sexta-feira] é que seria impossível realizar prova no Rio Grande do Sul", disse a ministra.

Esther afirmou que a escolha da nova data depende da situação do Rio Grande do Sul, além da disponibilidade de salas no país e a capacidade de distribuição dos exames pelo país.

A titular da pasta da Gestão contou que as provas já haviam sido enviadas para as capitais do país, inclusive em Porto Alegre. E, desde quinta, eram distribuídas para demais cidades dos estados com escolta de forças de segurança.

Segundo a ministra, o governo pretende recolher as provas para aplicar os mesmos exames. O tema será discutido com Correios e Cesgranrio. Até esta sexta-feira, os exames já estavam em 65% dos locais de prova.

A ministra informou que o governo ainda não tem um cálculo exato do custo do adiamento das provas. O recurso sairá do orçamento da União, segundo Esther. Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) falou em uma despesa adicional estimada em cerca de R$ 50 milhões.

37 mortes confirmadas

O Rio Grande do Sul foi assolado por fortes chuvas nesta semana. Cidades foram alagadas, rios transbordaram e, até o momento, 37 mortes foram confirmadas.

O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal.

Na quinta-feira, o Ministério da Gestão informou que prova seria mantida, inclusive no Rio Grande do Sul. O governo, no entanto, mudou de posição nesta sexta, a dois dias da aplicação das provas.

'Enem dos Concursos'
O CNU, chamado de "Enem dos Concursos", centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.

No concurso, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das oportunidades disponíveis pagando pagar somente uma taxa de inscrição.

As pessoas foram distribuídas em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora. (Com informações do Portal G1)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fraz Solidária doa mais de dois mil itens de higiene para mulheres em vulnerabilidade no Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Com o objetivo de promover dignidade e bem-estar para mulheres em situação de...

Scot Consultoria, parceira do Diário Tocantinense, aponta alta no preço do boi gordo no Norte do Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense O mercado do boi gordo no Tocantins iniciou abril com movimentações distintas entre...

F6 da Fama: Thais Carla é internada, Jade se irrita e Bella nega romance

Nesta quarta-feira, 2 de abril, o mundo dos famosos foi sacudido por novidades envolvendo três grandes nomes da mídia....

Turismo sustentável cresce no Tocantins e atrai visitantes nacionais e estrangeiros

O Tocantins tem se consolidado como um dos principais destinos de turismo sustentável e de experiências do Brasil, atraindo...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Bolsa sobe, dólar cai e crise no Canal de Suez afeta fretes e preços

A Bolsa de Valores brasileira opera em alta nesta terça-feira 02/03, impulsionada pela expectativa de corte nos juros dos...

Expansão da inteligência artificial impõe desafios ao setor eleitoral, agrícola e de consumo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute novas regras para o uso da inteligência artificial nas eleições de 2026, com...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img